Vinagrete 17.03.13 – Erdogan e os nazis

Erdogan contra as democracias laicas, fotografia de zap.aeiou.pt

E esta de um político turco como Recep Erdogan, autoritário, com tiques praticamente nazis, adepto da censura e da eliminação de opositores, aparecer a qualificar os democratas alemães de nazis? Ou os holandeses? Ou qualquer europeu mais democrata do que ele?

Sim, até acredito que a maioria, ou uma grande parte, dos alemães que conviveram com Hitler acabaram por aceitar o nazismo. De alguma forma ele acabou por se manter, tão vitoriado em redor. Mas os seus políticos, mesmo os conservadores

Europa cheia de turcos anti-europeus, fotografia do DN

democratas-cristãos, parecem-me muito mais democratas e menos nazis do que Erdogan. Só ele não o acha. E o resto dos europeus vítimas de Hitler (excluo aqui os políticos de extrema-direita, aos quais não reconheço nenhuma qualidade, a não ser as que lhes são atribuídas pelos excessos pacifistas dos que os rodeiam e assim os levem talvez ao colo até ao Poder).

Ainda assim, como Erdogan fica bem, é ao lado de Putin. São tão parecidos, que deveriam dar-se melhor. Ou também Trump. Ou outro dos europeus agora aí de moda. Mas é a tal coisa: polos semelhantes repelem-se; sobretudo, se um é mais forte do que o outro.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s