Efemérides de 16 de Fevereiro

tratado-de-badajoz1267 Os Reis D. Afonso III de Portugal e Afonso X de Castela assinaram há 750 anos a Convenção de Badajoz, que garantiu a soberania portuguesa do Algarve.

1773 As distinções entre cristãos velhos e cristãos novos (institucionalizadas, negando aos últimos, vítimas de diversas perseguições) acesso a cargos públicos) foram abolidas em Portugal há244 anos pelo marquês de Pombal (1699-1782, chefe dos governos de D. José entre 1750-77), que igualmente decretou a destruição dos registos cadastrais dos judeus.

1889 Suicida-se no Porto, com 2 tiros de pistola, depois de acusações de plágio que muito o atingiram, o escultor Soares dos Reis (n.1847), autor de “O Desterrado”.

1907 Foi emitida há 110 anos, durante a Ditadura de João Franco (1855-1929, em funções pouco mais de um ano, até ao Regicídio de D. Carlos, a 1 de Fevereiro de 1908), emitida a concessão do aproveitamento hidroelétrico do Rio Lima.

1910 Começou a funcionar há 107 anos o primeiro posto português de rádio sem fios (TSF), instalado pela Marinha de Guerra na Casa da Balança (R. do Arsenal), em Lisboa.isabel-ii-em-portugal

1957 Começou há 60 anos a visita de 4 dias a Portugal da então muito jovem Isabel II de Inglaterra, marcando o acontecimento a história da RTP, que garantiu a cobertura para os canais internacionais, pouco antes do início das emissões regulares.

1959 – Fidel Castro (1926-2016) assumiu há 58 anos a Presidência de Cuba (que deixou ao irmão, por doença, em 2008), depois da tomada do Poder em 1 de janeiro.

1964 O Concílio Vaticano II, sob os auspícios de João XXIII (1881-1963, Papa desde 58), que o convocara em 61 e o iniciara em 62, mas já no tempo de Paulo VI (1897-1978, em funções desde 63), que o encerrou em 65, aprovou há 53 anos a leitura das epístolas e dos Evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofícios religiosos.

camo%cc%83es1983 Foi instituído há 34 anos, durante o Governo do Bloco Central, o Prémio Camões – como o principal galardão cultural em língua portuguesa.

2004 Foi editada há 13 anos a ópera Os Dias Levantados, de António Pinho Vargas (n.1951), com libreto de Manuel Gusmão (n.1945), sobre a Revolução de Abril.

2005 Entrou em vigor há 12 anos o Protocolo de Quioto (aprovado em 1997), sem a adesão dos EUA (no tempo de G.W. Bush, embora Obama começasse a tratar da sua ratificação pelo Senado).

2006 A Assembleia da República aprovou, no tempo do Governo de Sócrates (2004-11) e da maioria parlamentar socialista, a Lei da Nacionalidade.

2015 O presidente do Eurogrupo, Jeoren Dijsselbloem, anunciou há 2 anos que os ministros das Finanças da zona euro aceitaram que Portugal reembolse antecipadamente parte do empréstimo contraído junto do FMI, no quadro do seu programa de assistência – pretendendo o actual Executivo fazer agora outro reembolso.

Deixe um comentário