Vinagrete 17.02.08 – Nuno Amado às voltas com o BCP

bcpO BCP voltou aparentemente a ter bom comportamento na Bolsa, embora de forma ziguezagueante. Talvez seja ainda cedo para concluir se Nuno Amado lhe deu mesmo a volta – mas parece estar a fazer um trabalho meritório. Para já, para além de ter dado a volta à Bolsa, ainda conseguiu pagar a dívida ao Estado, que desta vez não perdeu tanto com o Banco como tem sido por cá habitual. Talvez ajude Passos já não estar no Governo..

Fotografia da TVI24

Fotografia da TVI24

.

Fotografia do Jornal de Negócios

Fotografia do Jornal de Negócios

Provavelmente não se lhe deve imputar o sucesso de ter pago ao Estado 1030 milhões de euros pela quantia de 3 mil milhões recebida de empréstimo há 3 anos (essa notícia, que li nalguns jornais, deve ter sido divulgada pelo próprio Banco), mas pelo menos pagou umas largas centenas de milhões de euros em juros e outras garantias. Porque a tal contribuição extraordinária para o sector bancário foi aparentemente paga por todos os Bancos.

Claro que os accionistas com que Nuno Amado trabalha não serão os melhores, mas aqueles que existem. Falo dos chineses da Fosun e dos angolanos da Sonangol. Ambos demasiado controlados pelo Poder dos respectivos países, nada abertos às regras liberais e de mercado. Neste momento, os chineses estão em primeiro lugar. E ambos parecem não querer interferir na administração.

Contudo, não nos esqueçamos do que ainda recentemente aconteceu com o Haitong. Muito cordatos, portanto, desde que não sejam contrariados… E de liberais, nada.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s