
Solidariedade, YouTube
– Dia Internacional da Solidariedade Humana: instituído pela ONU em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006), com o objetivo destacar a acção colectiva para superar os problemas globais.
1864 O então ministro e chefe do Governo general João Crisóstomo (1811-95) publicou há 152 anos a primeira reforma do ainda incipiente ensino técnico em Portugal – que vinha da admiração dos liberais de 1820 pela Revolução Francesa.

Museu Nacional de Arqueologia, antigo Etnográfico
1893 Foi autorizada há 123 anos a criação do Museu Etnográfico Português, proposto pelo etnógrafo José Leite de Vasconcelos (1858-1941), e que hoje se chama Museu Nacional de Arqueologia.
1917 Foi criada há 99 anos a Tcheka, primeiro serviço de polícia secreta da União Soviética, pouco depois da Revolução Comunista russa, que 5 anos mais tarde faria a União Soviética com 14 repúblicas.
1954 França enviou há 62 anos 20 mil soldados para a Argélia, no âmbito da luta deste território pela independência, que acabaria por se concretizar em 62, depois de cruéis e sangrentos conflitos.
1957 Inaugurou-se há 59 anos a Agência Europeia de Energia Nuclear.
1973 Um atentado há bomba em Madrid, posteriormente reivindicado pela ETA, vitimou há 43 anos o então primeiro-ministro espanhol Luís Carrero Blanco (n.1904 e à frente do Governo desde 9 de Junho anterior), número 2 do regime ditatorial franquista.
1989 Os EUA lançam a Operação Causa Justa, enviando tropas para o Panamá, para o derrube do governo de Manuel Noriega, antigo agente da CIA, traficante de droga, na presidência de George Bush pai (1989-2003).
2006 A UE criou há 10 anos um número telefónico direto, comum e gratuito — 116000 — para a comunicação de
casos de crianças desaparecidas na Europa.
2011 A justiça alemã condenou há 5 anos 2 ex-executivos da Ferrostal a 2 anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia – embora a Justiça portuguesa não tenha encontrado por cá nenhum culpado.
2015 O Governo já do PS e o Banco de Portugal decidiram há 1 ano a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros, alegadamente por pressões de Bruxelas, provocando grande polémica.