Vinagrete 16.12.20 – Mário Soares é resistente político, não à morte

Fotografia do JN

Fotografia do JN

Eu sei que não o fazem por mal, e até gostam dele. Mas esta moda de dizer que Mário Soares é um resistente, e por isso vai resistir à morte é tão disparatada, que quando ele morrer pode levar a conclusões precipitadas e injustas.

Na verdade, ele foi sempre um resistente

Fotografia do Expresso

Fotografia do Expresso

político, e um defensor das liberdades formais e orgânicas. Por isso combateu a ditadura comunista no PREC (ao lado de Zenha e Alegre, sublinhe-se), e nunca foi capaz de ser tão pragmático com os ditadores africanos como os líderes do PSD – incluind

o os ditadores da antiga África portuguesa. Teve a hombridade de não se deixar sequer fascinar com o dinheiro excessivo que estes roubavam aos seus povos para dar aos amigos (depois de guardarem muito para si próprios)

Mas a resistência política não lhe dá nenhuma

Fotografia de noticiasaominuto.com

Fotografia de noticiasaominuto.com

capacidade especial perante a morte. Felizmente, já viveu muito, e provavelmente mais viverá. Agora, a sua resistência política, que todos os portugueses democratas lhe deverão agradecer (nos outros, nem ele próprio estaria interessado, portanto escusam de se preocupar com hipocrisias de último momento), não tem nada que ver com a resistência à morte, essa situação tão natural e inultrapassável da vida.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s