Efemérides de 10 de Novembro

dia-mundial-da-cie%cc%82ncia– Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento: celebrado desde 2001 com o entusiasmo da UNESCO, para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor

 

1807 A Família Real portuguesa, então ainda com D. Maria I mas já sendo o seu filho, futuro D. João VI, regente, embarcou há 209 anos rumo ao Brasil, co o apoio da velha aliada Inglaterra (que ficou no Continente a liderar a luta militar contra os invasores), para fugir às tropas napoleónicas.

1871 – O explorador e jornalista britânico Henry Stanley (1841-1904) encontrou, na selva da África Central, o missionário desaparecido

Encontro de Stanley com Livingstone em África, imagem da britanica.com

Encontro de Stanley com Livingstone em África, imagem da britanica.com

também inglês David Livingstone, indagando numa das frases que ficou mais célebre no mundo: «Dr. Livingstone, presumo?».

1875 Foi fundada há 141 anos a Sociedade de Geografia de Lisboa, no tempo de D. Luís, como associação científica muito ao estilo da época, dando particular ênfase à colonização africana.

1910 A Inglaterra, grande potência mundial e velha aliada de Portugal, reconheceu de facto a República Portuguesa há 106 anos, sendo o primeiro país europeu a fazê-lo (antes só o Brasil e outros Estados sul-americanos o tinham feito), numa altura em que apenas outros 3 países europeus eram repúblicas: França, Suíça e San Marino.

1933 O Papa Pio XI (1857-1939, entronizado em 22) institucionalizou há 83 anos a Acção Católica portuguesa – há semelhança de outras instituições que o mesmo Pontífice vinha abrindo pelo mundo fora desde 1929 –, criada por seu incentivo pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977, à frente da Diocese da capital entre 1929-72) – entretanto substituída por outros movimentos religiosos menos influentes.

Mussolini, fotografia de pinterest.com

Mussolini, fotografia de pinterest.com

1938 O líder fascista Benito Mussolini (1833-1845, primeiro-ministro desde 22 e duce, ou Chefe do Estado depois de 43) adotou há 78 anos legislação antissemita, colando-se a Hitler e perdendo muitos apoiantes em Itália.

1961 Desvio de um avião da TAP da linha Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelam à resistência à ditadura – e que foi considerado o primeiro desvio aéreo do mundo.

1988 Álvaro Cunhal (191a32005), líder histórico do >PCP e considerado figura cimeira do movimento comunista internacional soviético, foi condecorado há 28 anos com a Ordem Karl Marx, a mais alta distinção da República Democrática Alemã, 1 ano antes de cair ali o regime comunista.

2006 O Benfica entrou há 10 anos no Guinness Book of Records 2007 como clube com mais associados do Mundo, com os seus 160.392 sócios.

2007 Foi na XVII Cimeira Ibero-americana, em Santiago do Chile, há 9 anos, um incidente entre o ainda vivo Hugo Chávez e o então Rei Juan Carlos de Espanha, em que este, quando o presidente da Venezuela chamou “fascista” a Aznar, lhe disse: «Por que no te calas?».

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s