Efemérides de 3 de Novembro

Fotografia de be-a-woman.com

Fotografia de be-a-woman.com

– Dia Europeu de Luta Contra o Cancro do Cólon: o que mais mata (só em Portugal, uma média de 3 mil pessoas por ano), embora com tratamento quando detectado a tempo

 

1879 James J. Ritty (1836-1918), donos de bares-restaurantes e inventor, inventou há 137 anos a primeira caixa registadora, durante uma viagem de barco à Europa em que viu um mecanismo que adaptou às novas funções.

1887 Foi fundada há 129 anos a Associação Académica de Coimbra, no âmbito da Universidade local, a mais antiga associação de estudantes em Portugal, tendo uma sºerie de secções culturais e desportivas, uma das quais deu origem a um dos mais conceituados clubes de futebol nacionais, precisamente a agora independente Associação Académica de Coimbra.

1908 Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), general britânico, fundou há 108 anos o movimento escutista, depois de várias escuteiroscampanhas em África e na Índia.

1946 O Japão adotou o constitucionalismo há 70 anos, como uma das consequências da sua difícil derrota na II Guerra (recordem-se as bombas atómicas de Hiroxima e Nagasaki), com a transferência do poder legislativo do imperador para uma assembleia eleita.

1957 A URSS lançou há 59 anos o satélite Sputnik II, em que sacrificou Laika, uma cadela, na experiência – enquadrada na corrida espacial em que se metera com os EUA.

1983 O governo português do Bloco Central, Soares-Mota Pinto, em que era ministro das Finanças o falecido Ernâni Lopes, aprovou há 33 anos a reabertura à iniciativa privada dos sectores bancário, segurador, adubeiro e cimenteiro, todos vítimas da colectivização gonçalvista no pós-25 de Abril.

1986 A imprensa libanesa revelou há 30 anos a venda de armas ao Irão pelos EUA (escândalo Irão-Contras), que implicou não só

A. Amaro da Costa, fotografia da Wikipedia

A. Amaro da Costa, fotografia da Wikipedia

políticos e militares norte-americanos, como muitos pensam estar relacionado com a morte em Portugal do ex-ministro da Defesa da AD, o centrista Adelino Amaro da Costa (1943-80) (arrastando o então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, 1934-80).

1996 Foi anunciada há 20 anos a extinção do conselho nacional do PCP, órgão presidido pelo dirigente histórico do partido há meses falecido Álvaro Cunhal (1913-2005).

2006 A Microsoft e a Polícia Judiciária assinaram há 10 anos um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s