Efemérides de 13 de Outubro

Sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, fotografia de sapo.pt

Sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, fotografia de sapo.pt

1882 Foi inaugurada há 134 anos, no Porto, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras, no tempo em que eram também dos jornais as gentes das letras.

1884 Foi definido por acordo internacional há 132 anos (e imposto a outros países pela força da Inglaterra de então) o Meridiano de Greenwich, ou Principal, que passa pela cidade deste nome nos arredores de Londres (e também por perto de Lisboa, estando assinalado na Marginal, junto a Queluz) – serve hoje de referencia para determinar os fusos horários.

1917 Relato da sexta e última aparição de Fátima há 99 anos (a 1ª foi em Maio anterior, e terá o papa a celebrá-la em Fátima no próximo), e do chamado Milagre do Sol, pelos três pastorinhos e pessoas mobilizadas nos seis meses anteriores – sendo que o bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva (1872-1957, à frente da diocese de Leiria desde 1920 até à morte), considerou em 1930 dignas de crédito as aparições de Fátima, em carta pastoral.

2006 O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Ban Ki-moon, foi eleito há 10 anos secretário-geral das Nações Unidas, sucedendo a Kofi Annan em 1 de Janeiro seguinte, embora só se falçe agora na eleição para o mesmo cargo do português António Guterres, reafirmada na Assembleia Geral de Hoje.

2010 Começou há 6 anos o resgate dos mineiros de oiro e cobre de S. José, Copiacó, Chile, sendo Florencio Ávalos o primeiro homem a sair debaixo de terra (00:00, horas locais), na sequência da operação de salvamento dos 33 homens soterrados (a 700m de profundidade) pelo desabamento em 5 de Agosto

Resgate da Mina de São José, Chile, fotografia de terra.com.br

Resgate da Mina de São José, Chile, fotografia de terra.com.br

anterior, e Luís Urzúa o último (21:55).

2015 O grupo terrorista Estado Islâmico instou há 1 ano os muçulmanos à “guerra santa” (Jihad) contra a Rússia e os EUA, numa atitude tão pouco séria como os próprios autores da declaração, embora o seu comportamento antissocial e antirreligioso seja levado muito a sério em todo o mundo, obrigando o Ocidente a prescindir de muitas liberdades conquistadas (e a que eles, no seu reaccionarismo primário, são também contrários)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s