Efemérides de 29 de Setembro

D. João VI, imagem da Wikipedia segundo retrato pintado por Gregorius

D. João VI, imagem da Wikipedia segundo retrato pintado por Gregorius

1821 As Cortes constituintes rejeitaram há 194 anos as medidas apresentadas por D. João VI (1767-1828, a reinar desde 1816, depois de já ter sido regente durante a doença da mãe, que morreu no Brasil) sobre o Brasil, que visavam manter inalterável o sistema colonial.

1829 -A Scotland Yard, em Londres, eapécie de Polícia Judiciária portuguesa, e que foi buscar o nome à primeira rua em que esteve instalada, foi criada há 188 anos pelo ministro do interior britânico da época.

1911 A Itália monárquica, unida mas sem colónias em África, declarou guerra ao Império Otomano (na altura, considerado o doente da Europa), há 105 anos, pela posse da Líbia, tendo-se arrastado o conflito até Outubro de 1912 – e a população muçulmana da Líbia nunca se submeteu ao novo poder, empreendendo a guerrilha.

1938 Na Conferência de Munique, há 78 anos, as potências europeias, lideradas pelos fracos primeiro ministro inglês Neville Chamberlain e o francês Edouard Deladier, aceitaram a transferência dos Sudetas para a Alemanha de Hitler, na condição de manutenção da paz (viu-se o sucesso), surgindo Mussolini ao lado do chanceler alemão.

1964 – Surge a personagem de banda desenhada Mafalda, a Contestatária, criada por Quino, no diário argentino Primera Plana, e

Fotografia de coisas.com

Fotografia de coisas.com

que de um ponto de vista muito político e democrático, teve uma influência decisiva até ao seu final, por decisão do autor (que dizia não querer acabar confundido com a sua personagem), em 1973.

2001 Os sócios do Benfica, em assembleia geral, aprovaram há 15 anos a proposta da direção (presidida por Manuel Vilarinho desde Julho anterior) para a construção do novo Estádio da Luz, ainda na zona de Benfica.

2006 As emissões da televisão Porto Canal iniciaram-se há 10 anos, como estação generalista da cidade, que passou depois a focar-se em toda a região Norte, acabando em 2011 nas mãos do Futebol Clube do Porto e com um estúdio principal no Estádio do Dragão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s