Vinagrete 16.09.28 – O petróleo do Algarve é o turismo

Fotografia de jornaltornado.pt

Fotografia de jornaltornado.pt

Suponho que sou aqui um observador especialmente imparcial, porque nem sequer gosto de ir ao Algarve no Verão. Será a snobeira daqueles estrangeiros que só frequentam a região para jogarem golfe fora da época estival, ou então a velha ideia de que no calor é preciso procurar mais sítios refrescantes do que aquecedores. Nos dias que correm, outra forma de snobeira.

E tudo isto para reconhecer que o petróleo algarvio é o turismo, e não faz portanto sentido rasgar aquela paisagem apesar de tudo bonita com prospecções que dão menores garantias de lucro. A coisa parecia uma daquelas embirrações próprias do anterior Governo. Mas eis que se

Algarve sem prospecções. fotografia de popularvillas.pt

Algarve sem prospecções. fotografia de popularvillas.pt

mantém com o actual, e de forma mais perigosamente inteligente para a região. É que este Executivo está a dividir os autarcas, esperando que aqueles que não lucram tanto com o turismo o ajudem a avançar mesmo com as prospecções de petróleo. E, com os olhos postos numa miragem gananciosa, a acabar talvez com o verdadeiro petróleo algarvio, que é o turismo.

Entretanto, também outras regiões do País (veja-se, por exemplo, o caso de Peniche), menos dotadas de turismo, mas com a população a viver de um mar mais limpo, se estão a revoltar com esas prospecções. Será que valem mesmo a pena?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s