Efemérides de 26 de Setembro

Fotografia da infoescola.pt

Fotografia da infoescola.pt

– Dia do Farmacêutico, por decisão da Ordem dos Farmacêuticos, que escolheu o Dia dos padroeiros, Santos Cosme e Damião (gémeos e médicos), e é o a seguir ao Dia Internacional (ontem)

– Dia Europeu das Línguas, ou Dia Europeu para a Diversidade Linguística do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, que iniciou a celebraçãoo em 2001

– Dia Mundial da Contracepção: criado em 2007, pare prevenir gravidezes não desejadas e para levar os jovens a tomarem decisões mais informadas sobre a vida sexual.

 

1928 Vinte e três países assinaram há 98 anos o Pacto da Sociedade das Nações, na sequência da I Grande Guerra, segundo

Sociedade das Nações reunida em Genèva, fotografia de bibliblogue.wordpress.com

Sociedade das Nações reunida em Genèva, fotografia de bibliblogue.wordpress.com

proposta de Woodrow Wilson (1856-1924, Presidente dos EUA entre 1912-21) apresentada e aprovada em 1919 na Conferência de Versalhes, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.

1960 Na campanha das presidenciais norte-americanas, há 56 anos, John Kennedy e Richard Nixon protagonizaram o primeiro debate televisivo entre candidatos, que se julga ter sido também o mais determonante de todos, dando a vitória ao primeiro candidato, o Democrata.

1968 Marcello Caetano (1906-80) foi nomeado há 48 anos presidente do Conselho de Ministros, na sequências da comprovada incapacitação de Salazar (1889-1970), após AVC que o levou a ser operado sem conseguir recuperação suficiente.

1969 A banda The Beatles, em funcionamento durante toda a década de 1960, e que se tornou o primeiro fenómeno de massaspopularíssimo, deixando de dar espectáthe-beatles-foto-de-mitrofm-comculos em 66 para se dedicar apenas à composição musical, lançou há 47 anos o álbum Abbey Road.

1974 Numa corrida de toiros no Campo Pequeno, presidida por António de Spínola (então Presidente da República) e Vasco Gonçalves (acabado de nomear primeiro-ministro), a chamada Maioria Silenciosa, impossibilitada de fazer uma manifestação no dia 28 seguinte, deu largas às vaias contra o MFA e o Poder constituído.

1983 Foi inaugurada há 33 anos, em Lisboa, a réplica da Pedra de Dighton, rochedo de 40 toneladas do rio Taunton, nos EUA, que ostenta a inscrição do navegador português Miguel Corte Real, dado como morto em 1502 (data do seu desaparecimento), mas que a assinaria e dataria em 1511.

1989 Um avião que transportava os deputados portugueses João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva, de visita à UNITA, caiu há 27 anos na Jamba, Angola, deixando em estado grave o primeiro deles.

1998 Estreou-se há 18 anos, no âmbito da Expo 98 (e no seu próprio recinto) e de todos os acontecimentos com que nesse ano

Ópera O Corvo Branco, no teatro Real de Madrid, fotografia de peroni.com

Ópera O Corvo Branco, no teatro Real de Madrid, fotografia de peroni.com

Portugal procurou brilhar internacionalmente, a ópera O Corvo Branco, do compositor minimalista norte-americano Philip Glass (n.1937), com libreto de Luísa Costa Gomes.

2002 A Inspecção-Geral do Trabalho anunciou há 14 anos, já no Governo de Durão Barroso e muito politicamente correcta, que iria multar os jornais e as empresas que violassem a Lei e divulgassem anúncios de emprego discriminando o sexo do trabalhador.

2003 Saiu há 13 anos o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público – feito em parceria com as Produções Fictícias e o Estado do Sítio, sob o lema é ‘Se não aconteceu… podia ter acontecido!’

2011 – O primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero dissolve o parlamento e marca eleições legislativas para 20 de novembro – data em que o PP voltou ao Governo com Rajoy, e em relação ao

J.E. dos santos, fotografia da Wikipedia

J.E. dos santos, fotografia da Wikipedia

qual não estão a aparecer nas eleições deste ano, já repetidas, alternativas viáveis (nem o próprio partido está a manter a necessária maioria parlamentar)

2012 O eternizado presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, prestou juramento em Luanda há 4 anos para mais um mandato presidencial de cinco, na sequência da sua eleição indireta para a chefia do Estado nas eleições gerais de 31 de agosto – embora não se mostre ainda disposto a largar o cargo.

2013 Foi confirmada há 4 anos a sentença de 50 de prisão ao ex-Presidente da Libéria (1997-2003) Charles Taylor (n.1943). economista, político e militar, por actividades de grande crueldade interna, e pela responsabilidade na Guerra da serra Leoa (apesar de a certa altura apoiado pelos EUA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s