Vinagrete 16.09.13

O juiz que se arma em super

 

Juiz palrador, fotografia de bancadadirecta.blogspot.com.

Juiz palrador, fotografia de bancadadirecta.blogspot.com.

Carlos Alexandre pelos vistos faz mesmo tudo para se armar em ‘super juiz’, ou ‘grande Alexandre’. Na entrevista à SIC, foram claras as piadas a um arguido que investiga. Eu próprio escrevi contra esse arguido, José Sócrates, quando ele ainda era primeiro-ministro. Mas tenho ainda a ideia de que um juiz de instrução deve ser mais um investigador independente, que defende os direitos do arguido, do que um condenador à partida – como este se apresentou.

Fez-me logo lembrar aquele juiz de instrução de má memória, q

ualquer coisa Teixeira, que se fez acompanhar de câmaras de TV para ir ao sítio mais público e polémico, o Parlamento, prender Paulo Pedroso – que logo se viu não ter nada a ver com o assunto que o magistrado investigava, num processo já de si bastante enviesado para arranjar condenados à força (independentemente de alguns deles terem ou não andado metidos em casos de prostituição masculina de menores). Mas lá teve de aguentar com a prisão.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a autoridade de professor de Direito, fez bem em mandar calar os juízes.

Justiça mal tratada, fotogradia do Diário Didigital

Justiça mal tratada, fotogradia do Diário Didigital

Eu, que não gostava nada de Sócrates, agora gosto menos ainda do juiz que o investiga, e nunca mais arranja um caso contra ele, embora o tivesse mantido preso quase um ano. Não haverá maneira de castigar estes juízes, inda por cima vaidosões, que adoram estar em todos os casos conhecidos, mesmo sem conseguirem fazer nada com eles (certamente por alguma falta de trabalho) tão prejudiciais à Sociedade em que vivemos?

Ainda bem que o Conselho Superior da Magistratura também resolveu investigar o tema. Esperemos que não se fique pelas acusações de espionagem feitas pelo juiz, como uma vez as fez Fernando Lima, ao que parece por sugestão superior.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s