Embaixada catalã

Ramón Font é o seu titular. Já funcionava em Lisboa, ainda que de forma menos formal, e sem instalações próprias. Apenas com

Fotografia do CM

Fotografia do CM

um responsável, bom conhecedor do País (veio para cá fazer a cobertura do 25 de Abril para a Rádio Nacional de Espanha, e acabou casado com uma filha de António Maria Pereira, de quem tem já descendência): o ex-jornalista Ramón Font.

Segunda-feira, dia 5 de Setembro, inaugurou finalmente instalações próprias da delegação (na realidade, uma Embaixada, sobretudo na opinião dos independentistas que agora formam o Executivo regional), na Av. da Liberdade, 245, 4º Dº.

 

Av. Liberdade, 245, fotografia de blog.imobiliario.com.pt

Av. Liberdade, 245, fotografia de blog.imobiliario.com.pt

Nem por acaso, a inauguração foi presidida pelo MNE catalão (nome oficial do cargo: conselheiro de Assuntos Externos, Relações Institucionais e Transparência da Generalitat, ou Governo Regional), Raul Romeva. O qual trocou o seu partido Iniciativa per Catalunya (IpC), de que foi 10 anos eurodeputado, pela liderança muito mais independentista da coligação Juntos pelo Sim.

Embora a de Lisboa seja só a oitava Delegação Externa da Catalunha a funcionar plenamente (já existem as de Bruxelas, Londres, Paris, Roma, Viena, Berlim e Washington), com as dificuldades naturais de os países anfitriões preferirem relações apenas com a Embaixada oficial do Estado, ou seja, a de Madrid, Romeva explicou como Portugal é uma prioridade. As relações não são apenas económicas (Portugal é o país onde há mais empresas catalãs e é o 4º para onde a Catalunha mais exporta), comerciais, turísticas, sociais e culturais – «são também históricas», como sublinhou Romeva. Para já, a delegação está a funcionar na principal artéria lisboeta, e entregue ao catalão que melhor conhece Portugal.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s