Miss CPLP

Marlene Sipilali, fotografia de angop.ao

Marlene Sipilali, fotografia de angop.ao

Marlene Sipileli, na fotografia, representará Angola no Concurso Miss CPLP 2016. Vai realizar-se agora, em Lisboa, talvez a 24 de Setembro, no VIP Grande Lisboa Hotels & SPA, esta 3ª edição do concurso Miss CPLP.

Ainda me lembro de quando as Miss’s eram consideradas uma iniciativa tipo gado feminino, para se diminuírem as mulheres. E, de facto, normalmente não se fazem concursos de Misters.

De qualquer maneira, a ideia foi do luso-são-tomense Celso Matos, quando esteve na direcção da CPLP, em 2012. De qualquer maneira, o primeiro concurso só teve lugar em 2013, elegendo Andreia Lima, que como não podia deixar de ser era de São Tomé e Príncipe, apesar de a eleiç\ão ter decorrido em Lisboa (mais cosmopolita e experiente para este tipo de eventos). A actual detentora da coroa é a portuguesa Gilda Silva.

Pelas datas, e sendo agora o 3º Concurso, vê-se que houve intervalos pelo meio. O projecto, alegadamente, baseia-se no intercâmbio cultural, promoção de valores e a inclusão social na lusofonia. Participam este ano na iniciativa 18 candidatas dos nove países da CPLP, duas por estado membro. Esta 3ª edição contará assim com a participação de candidatas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As jovens vão fazer vários passeios – a regiões e pontos turísticos de Portugal, nomeadamente aos Açores – e workshops, até ao dia da eleição.

As candidatas juntam-se em Lisboa, a 17 de Setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s