Praia de Ofir/Esposende: o fantasma de Lucas Pires

Fotografia de livoo.pt

Fotografia de livoo.pt

Suponho que Ofir ficou conhecido por pairar por ali o fantasma de Francisco Lucas Pires (1944-98) que, quando Freitas do Amaral abandonou pela primeira vez a direcção centrista, venceu em 1983 o Congresso para a sua sucessão, eliminando inesperadamente o candidato dado como consensual, Luís Barbosa. E reuniu no Hotel de Ofir um grupo, precisamente chamado o Grupo de Ofir, para pensar a década de 90 do século passado em Portugal, feliz por ver o Governo do Bloco Central, com o PSD de Mota Pinto encostado ao PS de Mário Soares.

O Grupo de Ofir, surgido numa altura em que o mundo caminhava a passos largos para soluções liberais e egoístas da economia internacional (recordem-se, sem ir mais longe, Thatcher e Reagan), era constituído por pessoas como Paulo Portas, António Lobo Xavier, Bagão Félix e António Borges, em torno do projeto de Francisco Lucas Pires – que parecia ter tudo para o sucesso. Simplesmente, veio Cavaco mudar-lhe as voltas todas, ao congregar à volta do seu PSD todo o conservadorismo e liberalismo nacionais.

E assim se ficou pelo caminho o Grupo de Ofir, com alguns elementos a singrarem no CDS (Portas e Lobo Xavier), e

Riuo e praia, fotografia de pousadasdajuventude.pt

Riuo e praia, fotografia de pousadasdajuventude.pt

outros a recolherem ao PSD vitorioso (Borges). Mais recentemente, há cerca de 1 anos, CDS, já liderado por um elemento do grupo de Ofir, Paulo Portas, e com outro influente a dar que falar, António Lobo Xavier, voltou a reunir ali a sua escola de quadros. Houve desmentidos de relação entre os 2 factos, mas talvez se pretendesse ir buscar algum do mito que ficou.

Pessoalmente, já simpatizava com Ofir, por causa do Hotel (um 4 estrelas que é como se tivesse 7) que lá havia, junto á praia. Porque Ofir é uma praia situada na freguesia de Fão, concelho de Esposende, Distrito de Braga. O nome Ofir aparece no Antigo Testamento, para designar uma terra distante de Israel donde se recolhia oiro. O oiro de Ofir é referido frequentemente como um oiro à parte, o que talvez se deva à expedição conjunta do Rei Salomão e do Rei Hiram (Tiro, Fenícia) que partiu do Mar

Fotografia do JN

Fotografia do JN

Vermelho e trouxe 14 ou 15 toneladas de oiro de Ofir (1 Reis 9:26-28, 2 Crónicas 8:17-18). Uma famosa lenda local, a “lenda dos cavalos de Fão”, afirma mesmo que “o bíblico Ofir” foi no lugar deste nosso Ofir.

Trata-se de uma praia de mar, situada num trecho de costa que se une a Norte com a foz do Rio Cávado. Está inserida no Parque Natural do Litoral Norte.

Fora as celebridades que lá aparecem, sempre houve também o mito da proximidade (na sua casa de Afife, do outro lado da estrada, já no concelho de Viana do Castelo) do folclorista televisivo Pedro Homem de Melo (1904-84).

Uma calçada antecede a escadaria que mergulha no vasto e cuidado areal. Paralelamente, há uma área de vegetação dunar, sempre protegida por passadiços e cercas.

Ofir pertence ao concelho de Esposende. O qual é limitado a Norte por Viana do Castelo, a Leste por Barcelos, a Sul pela Póvoa

Do hotel para a praia, fotografia de axishoteis.com

Do hotel para a praia, fotografia de axishoteis.com

de Varzim e a Oeste pelo Oceano Atlântico. Conta-se na sua gastronomia o doce mais conhecido e apreciado de Esposende, a Clarinha, cuja origem pode ter sido a freguesia de Fão.

Houve por aqui personalidades Ilustres, como o poeta António Correia de Oliveira (1879-1860, casado na minhota Casa de Belinho) e António Rodrigues Sampaio (1806-1882), político liberal e pioneiro do jornalismo português.

Existem por aqui as piscinas da Foz do Cávado e de Forjães, e diversas praias apreciadas, para além das de Ofir e Esposende propiamente ditas: Apúlia, Belinho, Cedovém, Cepães, Lugar das Pedrinhas, Rio de Moinhos, Suave Mar e S. Bartolomeu do Mar. E ainda a Fluvial Barca do Lago.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s