Efemérides de 22 de Julho

Batalha de Salamanca, imagem da Wikipedia

Batalha de Salamanca, imagem da Wikipedia

1812 Forças britânicas, portuguesas e espanholas, sob o comando do Duque de Wellington, derrotaram há 204 anos o exército de Napoleão Bonaparte em Salamanca, Espanha – que era suposto ser o Exército de Portugal, sob o comando do marechal Marmont, já no declínio absoluto do imperador francês, afastou definitivamente as suas tropas de Portugal.

1894 Nasceu oficialmente o desporto automóvel há 122 anos, com a realização da corrida Paris-Ruão, num percurso de 126 Km, admitindo-se todos os tipos de motor – mas após as eliminatórias apenas são apurados carros a vapor e a gasolina – sendo o primeiro carro a transpor a meta um Dion-Bouton a vapor, tripulado pelos seus próprios construtores, o conde Albert de Dion e Georges Bouton.

1942 O Holocausto iniciou-se há 74 anos, com a deportação sistemática dos judeus do Gueto de Varsóvia.

1944 Ocorreu há 72 anos, já no final da II Guerra e com os Aliados de regresso à Europa, a Conferência Internacional Monetária de

Hotel Mount Washington, que alojou a Conferência de Bretton Woods, fotografia da Wikipedia

Hotel Mount Washington, que alojou a Conferência de Bretton Woods, fotografia da Wikipedia

Bretton Woods (New Hampshire, EUA), que estabeleceu a criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

1946 A Time publicou uma reportagem sobre Salazar, com fotografia de capa, e a ditadura do Estado Novo, com o título “Até que ponto o melhor de Portugal é mau”, vindo a sua distribuição a ser proibida em Portugal.

1974 A Confederação da Indústria Portuguesa, CIP, foi criada há 51 anos, pouco depois do 25 de Abril, vindo a ser presidida por António Vasco de Mello, José Manuel Morais Cabral, Pedro Ferraz da Costa, Francisco Van Zeller e, agora, já sob a designação de Confederação Empresarial (nome muito mais abrangente) de Portugal, por António Saraiva..

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

2004 Durão Barroso foi eleito há 12 anos presidente da Comissão Europeia, depois de perder as eleições europeias e se ter tornado um dos menos populares primeiros-ministros de Portugal, cumprindo 2 mandatos naquele lugar, antes de ir trabalhar agora na Banca anti-europeia.

2008 Salim Hamdan, ex-motorista de Usama bin Laden no Afeganistão, iemenita, foi o primeiro prisioneiro de Guantanamo a enfrentar um tribunal de crimes de guerra dos Estados Unidos desde a II Guerra Mundial, há 8 anos, declarando-se “não culpado” – mas, tendo sido condenado, está desde 2009 a cumprir pena no Ieman.

2011 Anders Breivik executou há 5 anos os atentados de Oslo e Utøya, na Noruega, vitimando 76 pessoas e deixando outras 93 feridas, e conseguindo uma pena numa prisão de luxo, beneficiando do sistema judicial do seu País.

2013 O Papa Francisco iniciou no Rio de Janeiro (Brasil) a sua primeira viajem à América Latina, com motivo da XXVIII Jornada Mundial da Juventude -.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s