
Fofografia de knoow.net
Dia Internacional Nelson Mandela, (por ser o dia em que ele nasceu em 1918, vindo a morrer a 5 de Dezembro de 2013), advogado, dirigente do ANC e grande ativista político pelos direitos dos negros, com décadas passadas na prisão, Presidente da África do Sul entre 1994-99, e por isso dedicado ao activismo político)
64 Deflagrou há 1948 anos o Grande incêndio de Roma (iniciado a sudeste do Circo Máximo, onde se localizavam uns postos que vendiam produtos inflamáveis), estendeu-se depressa e durou cinco dias, que devastou a maior parte da cidade eterna (foram destruídos por completo 4 dos 14 distritos da cidade, e outros 7 ficaram muito danificados), normalmente atribuído ao então Imperador Nero (37-68, por isso designado por pirómano, e acabando por cair em desgraça), mas que lhe deu desculpa para perseguir os cristãos, a quem responsabilizou (nada que não continue a fazer-se nos dias que correm).
1536 Henrique VIII anulou há 482 anos a autoridade do Papa no domínio britânico, e assumiu ele próprio a liderança da Igreja de Inglaterra – deixando satisfeitos todos os antipapistas da terra, e mantendo-se a situação, apesar de obviamente serôdia, ainda hoje, com a Rainha Isabel II.
1870 O Concílio Vaticano I definiu há 146 anos, sendo Papa Pio XI (1792-1878, Papa desde 1946, durante 31 anos), o dogma da

Vaticano I, imagem da Wikipedia
infalibilidade papal, segundo muitos de forma pouco cristã, e até contrariando a Doutrina da Igreja.
1925 O livro “Mein Kampf”, de Adolfo Hitler, há pouco reeditado em Portugal apesar de considerado muito elementar, foi publicado inicialmente há 91 anos, como arranque da sua trágica carreira política.
1991 Realizou-se em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos há 25 anos, por iniciativa de Espanha para se aproximar do Brasil (ao que se diz), e com a participação de Portugal tendo havido desde essa altura cimeiras desejavelmente anuais do grupo mencionado.
1996 Foi criada há 20 anos a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), encontrando-se ainda em funções um único dos seus Presidentes fundadores, José Eduardo dos Santos, de Angola, e vivendo-se uma intensa polémica pela adesão de outro país pouco democrático e muito corrupto, a Guiné Equatorial.