Vinagrete 16.07.12

A vitória no Euro alargada pela ânsia de audiências

Fotografia de desporto.sapo.pt

Fotografia de desporto.sapo.pt

Fotografia de desporto.sapo.pt

Fotografia de desporto.sapo.pt

Li há dias um psiquiatra dizer em entrevista que uma eventual vitória de Portugal no Euro daria uma daquelas alegrias colectivas que se esvaem rapidamente, num prazo de um a dois dias.

Talvez ele tivesse razão. Não contava era com a ânsia dos jornais e outros órgãos de comunicação em alargarem audiências à conta de qualquer coisa que cheire a alegria ou impressão colectiva (ou seja, vitória no Euro ou massacre no Metro). Daí termos o Euro a render muito mais do que o dia e meio normal.

Mesmo alguns sisudos directores de jornais, que normalmente escrevem sobre outros temas mais elevados, não resistiram agora a descer ao populismo da leitura supostamente garantida e alargada. Todos opinam sobre tudo (e quem será capaz de não se afirmar um treinador de sofá? – já que os de bancada devem ir ao estádio), e o fervor religioso manifestado por Fernando Santos numa

Fotografia do DN

Fotografia do DN

entrevista pública só fica bem, nem que seja como bizarria nacional. Há que escrevê-lo, e sublinhá-lo, e voltar a escrevê-lo. As TVs têm a vantagem de poder atirar com a imagem, muito mais impactante.

E, para nos tirarem o Euro da frente, vamos ter de ser nós, espectadores, ouvintes e leitores de jornais a virar pouco a pouco as costas ao assunto. O que, em tempos de tão poucas alegrias, convenhamos não ser nada conveniente.

Para puxar bem o interesse, até somos capazes de ver Ronaldo, lesionado e no Banco, sem ter podido jogar nem mostrar dotes de líder arrastador, fazer a equipa ganhar do banco em que esteve sentado (tal e qual como se não estivesse sentado no banco, mas a correr pelo relvado).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s