Feriado Municipal de Lisboa e Dia da Cidade, por ser também o de Stº António, o Santo Popular de Lisboa, embora seja conhecido lá fora por Stº António de Pádua, por ter escolhido para viver essa localidade italiana, e ali ter morrido no dia de hoje de 1231 – sendo hoje considerado o santo português mais querido e popular, e o feriado é há muito aproveitado para ver as Marchas Populares e comer sardinha assada na zona da Sé (Alfama ou Graça) – surgindo como feriado municipal não apenas em Lisboa, mas noutros 14 concelhos portugueses: Aljustrel, Alvaiázere, Cascais, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Lisboa, Proença a Nova, Reguengos de Monsarrás, Vale de Cambra, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Verde.
Também é o Dia Mundial do Ritmo Cardíaco.
1569 Teve lugar há 447 anos, na época filipina, um fracassado ataque a Lisboa do corsário inglês Francis Drake, ao serviço de Isabel I de Inglaterra.

Fotografia da Wikipedia1
1654 O Padre António Vieira (1608-97) pregou há 362 anos o “Sermão de Santo António aos Peixes”, em Lisboa, antes da viagem de regresso ao Brasil (morreria aí, em São Salvador) com as instruções do Rei sobre o estatuto dos índios nas missões do Maranhão.
1879 O dogma da infabilidade papal só foi proclamado no II Concílio de Roma, que abriu os seus trabalhos Começam os trabalhos há 137 anos.
1935 A Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), hoje designada INATEL, organização do Estado Novo inspirada na congénere nazi Força pela Alegria e na fascista italiana Doppo Lavoro, recuperada pelo pós-25 de Abril, foi criada há 81 anos.
1949 O romance 1984, de George Orwell (1903-50), parábola sobre o estado totalitário, foi publicado há 67 anos, tendo-se revelado já bastante presciente, embora não totalmente realista.

Imagem modernism.pt
1990 Começa a demolição oficial do Muro de Berlim, construído em 1961.
«O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela». Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português, nascido neste dia.