Efemérides 26 de Maio

Fotografia de pcd.pt

Fotografia de pcd.pt

Dia do Euromelanoma, aconselhando-se rastreios sobre os cada vez mais frequentes cancros na pele.

Imagem da Wikipedia, tirada de um retrato da Bibliteca de Genève

Imagem da Wikipedia, tirada de um retrato da Bibliteca de Genève

1538 Genebra expulsou há 478 anos o teólogo francês João Calvino (1509-64), que viria a viver em Estrasburgo nos três anos seguintes. Mas deixaria o seu espírito calvinista bem arreigado na Suíça.

Convenção de Évora Monte, imagem da Câmara de Estremoz

Convenção de Évora Monte, imagem da Câmara de Estremoz

1834 A Convenção de Évora Monte, há 182 anos, assinada entre liberais e miguelistas, pôs fim à cruel Guerra Civil e fratricida nacional de 1828-34, marcando a vitória do Liberalismo de D. Pedro IV – embora permanecessem ódios que deram origem a constantes revoltas.

Imagem da Wikipedia

Imagem da Wikipedia

 

1896 Foi publicado há 120 anos o primeiro índice Dow Jones (1º indicador global de performance financeira, criado por Charles Dow, editor do Wall Street Journal), com o valor 40.94, baseado em onze empresas cotadas na Bolsa de Nova Iorque.

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

1911 O Museu Portuense, primeiro museu público do país, instalado em 1833 no antigo Convento de Santo António, em São Lázaro, passou há 105 anos a denominar-se Museu Soares dos Reis, em homenagem ao primeiro e mais notável pensionista em Escultura da Academia Portuense de Belas-Artes.

Fotografia de acism.pt

Fotografia de acism.pt

1974 O I Governo provisório fixou há 42 anos o primeiro Salário Mínimo Nacional em 3.300 escudos mensais (realmente mais do que o actual), um mês após o 25 de abril, entrando em vigor a 27 de maio.

Imagem de omicrono.com

Imagem de omicrono.com

2003 – Os membros da Agência Espacial Europeia chegam há 13 anos a acordo sobre o programa europeu e civil de navegação por satélite Galileo alternativa ao americano GPS, ao GLONASS russo e ao Compass chinês, todos de origem militar), embora só deva estar completamente operacional em 2020.

Fotografia de saudeextra.com

Fotografia de saudeextra.com

2006 -O Estado assinou há 10 anos o acordo “Compromisso com a Saúde”, com a Associação Nacional de Farmácias, prevendo-se que a propriedade das farmácias deixasse de ser exclusiva dos licenciados, e os hospitais públicos passariam a ter farmácias concessionadas, ficando a sua aplicação prevista o primeiro trimestre de 2007.

Fotografia do Times

Fotografia do Times

2011 El general servo bósnio Ratko Mladic foi detido há 5 anos e acusado pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia de genocídio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s