
Fotografia de ideiaweb.org
Dia Mundial da Tartaruga:

Imagem da Wikipedia
1179 O Papa Alexandre III reconhecu há 837 anos a soberania de D. Afonso Henriques, com a bula ‘Manifestis Probatus’, sendo esta tida como uma das datas da independência, por causa da influência papal na Idade Média, embora se baralhem outras datas anteriores: em 24 de Junho de 1128 D. Anfonso Henriques, o fundador da nacionalidade, venceu e expulsou a sua mãe D. Teresa, que governara o território durante 15 anos, na Batalha de São Mamede, e declara o Reino independente; em 1139, depois da estrondosa vitória na batalha de Ourique contra um forte contingente mouro, a nobreza portuguesa proclamou com entusiasmo a soberania nacional; e finalmente em 5 de Outubro de 1143 (data mais genericamente aceite) o próprio Rei de Leão e Castela, de quem dependia antes o Condado Portucalense, reconheceu formal e oficialmente a independência.

1935 – Foi criado há 71 anos o Instituto Nacional de Estatística. organismo oficial de Portugal responsável por produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística nacional, a partir da Direcção-Geral de Estatística.

Imagem do sapo.pt
1981 Foi criada há 35 anos a secção portuguesa da Amnistia Internacional, que já se contituíra internacionalmente em Londres, em 1961, por iniciativa do advogado britânico Peter Benenson, na sequência da condenação de dois jovens estudantes portugueses a sete anos de prisão por gritarem “viva a liberdade” numa esplanada no centro de Lisboa durante o regime de Salazar, sendo o movimento lançado formalmente em 28 de Maio desse ano.