Efemérides 17 de Maio

Fotografia da psicosmica.com

Fotografia da psicosmica.com

Dia Mundial da Hipertensão, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, Dia das Letras Galegas, Dia da Internet e Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia.

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

1792 A Bolsa de Valores de Nova Iorque, símbolo máximo do capitalismo de mercado agora em crise e de Wall Street, foi criada há 224 anos.

Foto da Wikipedia

Foto da Wikipedia

1934 Na Alemanha nazi, Adolf Hitler, já chanceler mas ainda antes da II Guerra, e em pleno fascismo de assassinato de opositores e obras de arte (incluindo literárias) censuradas e a arder, e com crescente apoio popular, proibiu há 82 anos o acesso dos judeus aos cuidados de saúde.

Pavilhão dos Desportos

1947 O Pavilhão dos Desportos de Lisboa, hoje Museu dos Desportos (desde 2008) e denominado Pavilhão Carlos Lopes (1984), em pleno Parque Eduardo VII, foi inaugurado há 69 anos pelo salazarismo, com o jogo de abertura do III Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins – aproveitando a estrutura reconstruída que já funcionara como Palácio das Exposições na Grande Exposição Industrial Portuguesa (1932) e Pavilhão Português da Grande Exposição Internacional do Rio de Janeiro (1922) – estando agora a sua atribuição prevista para uma entidade (provavelmente a Associação de Turismo de Lisboa) que se encarregue da sua requalificação e manutenção..

Fotografia da Lifecooler

Fotografia da Lifecooler

1959 O monumento ao Cristo-Rei foi inaugurado há 57 anos em Almada, sendo simultaneamente um Santuário e o melhor miradouro com vista sobre Lisboa, inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro e iniciativa do cardeal Cerejeira.

Palma Inácio, fotografia de alvitrando.blogs.sapo.pt

Palma Inácio, fotografia de alvitrando.blogs.sapo.pt

1967 Foi há 49 anos o assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz pela LUAR, cujo líder era o também chefe da operação Hermínio da Palma Inácio (1922-2009), posteriormente aderente ao PS.

Fotografia do Jornal da Madeira

Fotografia do Jornal da Madeira

1996 A Assembleia da República aprovou há 20 anos a Lei sobre a redução do horário de trabalho para 40 horas semanais, estando já em discussão as 35 horas (por enquanto na Função Pública).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s