Vinagrete 16.05.01

Vêm aí os turcos

Fotografia do Times

Fotografia do Times

Não é racismo, nem serôdios choques religiosos. Simplesmente, as actuais autoridades turcas não se comportam com a lisura democrática de que gastaríamos, nem sequer têm essa cultura europeia. Talvez entusiasmadas com atitudes pouco democráticas da própria Europa relativamente às offshores, às obstinações liberais de resultados trágicos, à sua Justiça desgraçada, os turcos dão em perseguir também, e de forma talvez mais violenta, a liberdade de imprensa – não só lá, na Turquia, mas também aqui, na Europa. Comprovando com clareza que são o que a Europa menos precisa neste momento. Mas infelizmente aproveitando a fraqueza europeia de os adular, à espera de ajuda para enfrentar esses refugiados que vem do antigo império turco e muçulmano.

Primeiro, conseguiram que a própria Alemanha (sim, Merkel também desilude, apesar de na política interna – com todos os acordos sindicais e o respeito pelo Poder dos trabalhadores – ser o oposto do que mostra na acção externa) tivesse perseguido um humorista seu (por muito mau que ele fosse, isso não interessa, embora o caso tenha desaguado em publicidade a seu favor), que incomodou o estilo antidemocrático de Erdogan (talvez em troca de alguma cooperação mais desavergonhada nessa tal questão dos refugiados). E agora é já uma cidadã holandesa a perseguida, porque vive na Turquia e lá terá nascido, mas também por incomodar o estilo antidemocrático de Erdogan.

Turcos destes, é melhor ficarem à distância. E o ideal seria mandar também para lá os burocratas antidemocráticos europeus. Já viram o que se pouparia nestes momentos de crise – tendo em conta os avultados vencimentos destes burocratas europeus?

1º de Maio

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

Enfim, vivam as mães (que hoje é dia da Mãe, que coisa tão politicamente incorrecta, não ser Dia das Pais, como certamente gostaria o BE), e vivam os trabalhadores (que hoje é também Dia do/a Trabalhador/a, ou do Trabalho, para estar mais de acordo com o BE).

Deixe um comentário