Vinagrete 16.04.28

Paga o mensageiro, condena-se o jornalismo

Fotografia do The Independent

Fotografia do The Independent

Li ontem no DN que estão a ser julgados, e espera-se que condenados, os responsáveis pelo aparecimento de uma informação escandalosa, a do LuxLeaks. Para quem não saiba, trata-se das notícias que deram conta de que o Luxemburgo, indiferente à forma como estava a prejudicar fiscalmente vários parceiros europeus, e não só, se transformara numa autêntica offshore, sob a batuta do seu primeiro-ministro da época, Jean-Claude Juncker, hoje presidente da Comissão Europeia. Como o caso só estalou depois de Juncker ter sido eleito para a Comissão Europeia, este apressou-se a fazer muitos mea culpas, mas não se demitiu. E eu fiz a minha própria mea culpa por ter achado simpática a candidatura, e depois a eleição europeia dele.

Mas tendo passado o período das vergonhas e das meas culpas, a Justiça do Luxemburgo decidiu perseguir não os responsáveis pelo escândalo, mas os seus denunciantes. Até porque a Europa não se mostra interessada em combater offshores ou fugas fiscais desse tipo, como se tem visto pelo seu arrastar de pés nisto. OIbstina-se apenas em prosseguir neo-liberal, por muito errados que sejam do seu prºoprio ponto de vista os resultados.

Estou para ver quando começa a perseguição dos que se puseram a divulgar os Panama Papers. Porque o Luxemburgo está a afirmar muito claramente, com o beneplácito europeu, que não lhe interessa para nada o jornalismo de investigação, nem a acção pouco ética de políticos ou empresários – enfurecendo-se apenas contra quem os denuncia. Faz-me lembrar em Portugal a condenação na Justiça do jornal Sol por ter denunciado uma condenável trama da administração da PT, que levou até ao afastamento de um dos seus administradores – que só ganhou com a tramoia, pois enriqueceu com indemnização que a Justiça obrigou depois o Sol a pagar-lhe. Enfim, certos regimes não europeus de que tendemos a rir-nos afinal devem ter aprendido com os europeus as suas videirices.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s