Vinagrete 25.12.20 – Um terço quer Colónias

Um terço dos portugueses quer Portugal com Colónias, segundo uma sondagem ontem publicada pelo Público, e que compreensivelmente merecia a ‘caxa’ da 1º. página do jornal.

         A sondagem, feita pelo Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova (IPRI-Nova) e pela empresa de sondagens DOMP-Instituto de Estudos, foi coordenada por António Costa Pinto, e deu resultados iguais a outra sondagem, com o mesmo coordenador. Um terço dos portugueses? Haverá tantos retornados, os únicos de quem se esperaria tal posição? A sondagem adianta que essa atitude é da maioria dos votantes do Chega e do CDS (partido que integra gente de direita, que por motivo de maior seriedade, e por não ir à bola com Ventura, resolveu não apoiar o Chega).

         E finalmente sabe-se que houve duas mentiras generalizadas há 50 anos. Que toda a gente que se opunha ao antigo regime era do PCP, e que depois do 25 de Abril as pessoas eram todas de esquerda. Nem um regime se aguentava tantos anos, se não tivesse alguma base de apoio, ainda que minoritária para vencer eleições. O que havia era a tal maioria silenciosa.

O mesmo número de inquiridos, muito superior ao de qualquer outro país, afirma-se descontente com a forma independente, como a descolonização é ensinada nas escolas.

Deixe um comentário