Vinagrete 25.11.27 – A extrema-direita é má

Que a extrema-direita é má, qualquer pessoa de bom senso sabe. Basta ser extremista, para não servir. E como frisava recentemente a Zita Seabra, nesse aspecto, a esquerda é mais perigosa, por ser mais desprendida e generosa.

       No 25 de Abril, toda a gente parecia ser contra o antigo regime. Mesmo antes, tirando os militares da então chamada ‘brigada do reumático’ ninguém parecia disposto a defendê-lo. Eu, nas manifestações contra o regime, quando vinha a Polícia, entrava com confiança em qualquer carro, que logo me deixava a salvo.

       Antes do 25 de Abril, éramos todos, pelo menos os que contavam, de esquerda. Mesmo depois. Não havia então a perspectiva de a direita, e menos a extrema-direita, chegar ao Poder. Hoje, a situação é diferente. Até a extrema-direita tem votos, e chega ao Governo em muitos países, para além da Rússia. Eu já não vou lutar contra o Poder. Mas suponho que irão muitos dos que votam hoje neles.

       Quando Ventura berra que Sanchez deveria estar na prisão, muitos, que não gostam dele por ser de esquerda, acharão graça. E não passa disso, enquanto não for Governo. Mas, depois, não sabemos se será como Salazar, que prendia gente só por não gostar dela politicamente. Os que votam em Ventura, devem pensar bem no que fazem. Só sabemos que ele não é igual a Salazar, em 2 coisas: intelectualmente e no desprendimento das coisas terrenas. No resto, é igualzinho: a começar por mandar prender quem não pensa como ele. E a rodear-se pelos mais corruptos.

Deixe um comentário