Vinagrete 25.09.23 – Reconhecer Estado da Palestina

Portugal, na minha humilde opinião, fez bem em ser dos primeiros países a reconhecer o Estado da Palestina (com condições). Embora o PM tenha preferido deixar a declaração para o seu MNE, a presença do PR confere ao tema a necessária importância. E, nesse aspecto, a posição do CDS é indiferente, dada a sua actual dimensão. Até pode ser útil, para calar eventuais protestos.

         A situação em Gaza era insuportável, e o assassinato de opositores também. No entanto, é o que Israel tem feito, ceifando ao mesmo tempo a vida de muitos palestinos inocentes, com o beneplácito do guerreiro Trump (que adora guerras, desde que não tenha de combater directamente, como se vê na Venezuela, e no apoio que tem dispensado a Putin, no caso da Ucrânia).

         O verdadeiro Trump viu-se na cerimónia de Kirk, quando fez questão de se distanciar das declarações da viúva, quanto ao suspeito. Por isso, a atitude dos europeus relativamente a ele, mesmo que se deva só a oportunidade, parece-me errada. Era melhor a Europa entrar em conflito aberto com Putin e Trump, quando este quer recuar só retoricamente, por motivos igualmente oportunistas.

Deixe um comentário