Vinagrete 25.08.17 – A amizade de Trump por Putin

Os jornais falaram de uma chamada de Trump para um ministro norueguês para falar do Nobel. Será que Trump está mesmo preocupado com receber o Prémio Nobel da Paz, ou só quer que falemos no interesse dele pelo tal Prémio.

         Se o quisesse realmente receber não falaria do assunto com um ministro, e não teria o papel que tem nas guerras actuais, que tanto preocupam o mundo ocidental, a de Gaza e a da Ucrânia. Mas se quer que se fale sobretudo no tema, o telefonema já faria todo o sentido.

         Estou convencido, e comigo muita gente, que Trump não teria inteligência suficiente para dar segundos sentidos à escolha do Alasca para esta cimeira, ou aonde passariam. Mas Putin, apesar de ter avaliado mal as consequências da Guerra com a Ucrânia (não avaliámos todos mal?), sim. Chegeuei a pensar que eles, quando iniciassem a cimeira, já teriam tudo decidido. Hoje, estou convencido de que me enganei nesse ponto. Mas só nesse ponto.

De resto, não. Continuo convencido de que Rodrigues dos Santos tem imensa razão, ao achar que Trump quer o dinheiro de Putin, e não decidirá nada contra ele. Apenas como último recurso.

Os ucranianos têm toda a razão. Nada ficará decidido sobre a Guerra que os afecta, e que a Rússia começou podendo acabá-la em qualquer momento, sem a participação de Zelensky.

Deixe um comentário