Vinagrete 25.05.09 – Trump e Putin têm os ouvidos e os corações fechados à paz

Tendo sido resumido, por um apresentador de TV, que Trump, Putin e quejandos esperavam que o novo Papa estivesse mais aberto do que o anterior a medidas para a paz, um sacerdote-comentador dessa mesma TV considerou que eles talvez tivessem os ouvidos e os corações fechados para a paz, se não repararam que o Papa Francisco tanto a tenha defendido.

         Outro padre-comentador disse que o novo Papa, ao escolher o nome de Leão XIV, pensara certamente na modernidade de Leão XIII, que adaptara a Igreja do seu tempo aos novos valores da Revolução Industrial, com a encíclica Rerum Novarum, e a criação da doutrina Social da Igreja. Um sacerdote-comentador lembrou ainda Leão Magno, que logo no Séc. V, foi ainda um modernizador da Igreja.

         No que nenhum padre-comentador falou, foi na quantidade de gente excomungada, ou afastada da Igreja, com a criação da sua doutrina social. Ou no seu papel, na constituição dos partidos democrata-cristãos. Talvez porque, à luz da actualidade, não seja assim tão moderno.

Deixe um comentário