Vinagrete 25.04.04 – A resposta europeia

Quanto tempo mais teremos de esperar pela resposta europeia às assim chamadas tarifas de Trump?

Estamos à espera de quê? De Ursula von der Leyen? Mas ela já mostrou que não tem coragem nenhuma para tomar medidas polémicas, pelo menos com o Presidente da Hungria, País que não devia estar na UE, pelo menos desde que Órban foi reeleito com a confiança indiscutível do seu povo. Demonstrou assim não professar os valores da UE, e é uma cunha do seu maior inimigo entre os seus estados. De negociações com um louco comprovado, mesmo que esse louco comprovado queira as negociações, para dizer aos seus apoiantes que vergou os ‘inimigos’, saindo do assunto mal como vencedor, e esticando cada vez mais a corda? Mas isso é uma loucura. E com um louco comprovado não confiável? Isso é uma loucura ainda maior. Com um louco não confiável que nunca admite estar errado? É uma tripla loucura, tanto mais quanto ele costuma estar errado.

Há vantagens, naturalmente, em que a resposta seja europeia, e não de cada país. Mas se é para continuar à espera da Sra. Ursula von der Leien, então será melhor cada país avançar por si, e nunca nos ficará mal dar o exemplo. Só que seria preciso ter um PM a tempo inteiro, e corajoso.

Ao menos, Órban tomou a iniciativa de abandonar o TPI (de onde não recebe uns trocos), antes de o TPI tomar medidas contra si, por receber foragidos da Justiça Internacional.

Deixe um comentário