Os apoios portugueses ao nacionalismo castelhano deixam-me sempre espantado.
Vem isto s propósito de alguns apoios nacionais ao hipernacionalismo castelhano, contra a vontade independentista catalã. O PSOE nisso, até se tem mostrado um pouquito mais normal. De resto, o nacionalismo catalão é simplesmente parecido com o luso. E poderá ser difícil de acreditar no apoio de portugueses ao nacionalismo castelhano, não apenas por o nacionalismo catalão ser parecido com o nosso, mas sobretudo por os castelhanos não incluírem com contrariedade Portugal na pela do toiro (o mapa da Península Ibérica dominado por eles) e por mandarem castelhanos, sobretudo guardas civis, para as regiões com mais apetência por independentismos, com a finalidade de aí se recensearem, e passarem a votar.
E por Portugal dever compreender melhor os catalães não quererem contribuir para o resto de Espanha, pois se pertencêssemos a esse pais seríamos das regiões mais ricas e também teríamos de contribuir, ficando com ainda menos do que temos.
E o PP, como se não fosse o principal responsável pela situação, ainda queria a demissão do Governo por responsabilidades políticas na fuga de Puigdemont! Parece ser a única forma de os seus actuais dirigentes chegarem ao Poder. Por isso, em vez de a acharem fenomenal, como seria de esperar, choram-na. Sem sequer pensarem que quem andou mal, foi o magistrado que não respeitou a amnistia.