Vinagrete 24.03.11 – Resultados eleitorais

Eu diria que o principal vencido na noite de ontem foi Marcelo Rebelo de Sousa. Mais ainda do que o PS, o PCP, o PAN , ou o BE.

            Nunca mais vai conseguir, no seu tempo, uma maioria absoluta como a do PS em 2022. Dito isto, se eu fosse o vencedor das eleições, não faria aliança com o Chega, que além do mais já provou nos Açores não ser de fiar. E levaria Marcelo a convocar novas eleições, se visse alguma coisa chumbada no Parlamento. Porque o Chega, se ficar claro para o eleitorado, que seja qual for o seu resultado não irá nunca para o Governo, tenderá a desaparecer, tal e qual como o PRD.

            O PS só dificilmente chegará ao Executivo com Pedro Nuno Santos. As pessoas que  conheço que votaram PS em 22, e agora não, abstiveram-se por causa de PNS. E o PSD tenderá a aumentar a votação numas novas eleições, com Montenegro. Arriscaria a dizer que nem necessitaria nessa eventualidade de fazer um acordo com o CDS, sem o qual desta vez não teria maioria. A minha convicção é que a oposição desgasta mais do que o poder. E para já duvido que o PSD tenha mais deputados do que o PS (que com PNS se portou muito bem, porque as pessoas ainda temiam Montenegro, lembrando-se de Passos Coelho).

Deixe um comentário