A demora israelita em retaliar contra o Hamas tem demorado demais, e as TVs não têm explicado porquê. Apenas contam a possibilidade de uma tragédia dos palestinos, como se o seu número de mortos civis, sempre muito superior ao dos israelitas, não fosse já uma tragédia.
A que se devem os atrasos, sendo que Israel sabe que quanto mais demorar, menos apoios internacionais terá. Porque a sua política de olho por olho e dente por dente (sendo que os olhos e os dentes dos inimigos são sempre superiores ao deles próprios), só se entendem num Estado religioso, e não tem em conta que as guerras também afectam quem as vence. Assim, não terão paz. Não é que a paz do Hamas seja possível, ou até simplesmente compreensível.
Mas a que se devem afinal os atrasos? Ao facto de os israelitas estarem finalmente fartos do seu pior PM de sempre (nas palavras avisadas de uma comentadora de imprensa), que nem repesou ou deu a devida importância ao pior ataque de que foi alvo a sua população? À necessidade de retirar primeiro os americanos presos com os restantes palestinos? E porque não há negociações sobre os reféns? Mais uma vez por decisão do pior PM de sempre, nas palavras avisadas de uma comentadora?