Pessoalmente, sou mais favorável a impostos altos, do que à diminuição dos benefícios sociais, nomeadamente do SNS e da Educação. Por outro lado, vejo que os países mais ricos têm impostos mais altos do que nós.
Mas suponho ter ouvido e visto na TV um tipo ao PCP, que pensará da mesma maneira, dizer qualquer coisa como isto: estando neste momento o eleitorado preparado para a diminuição de impostos, o melhor é defender isso. É um dos males da democracia. Nesta perspectiva, não sei se terá sido uma boa ideia o PS ter-se manifestado publicamente contra a proposta do PSD, sobre a redução do IRS.
Bem sei que um ex-ministro das Finanças disse que as propostas sobre a matéria do PS e PSD são muito semelhantes, e que estamos perante demagogia eleitoral. Parece-me que sim. O busílis é quem irá ganhar com tal demagogia, que já disse ser um dos principais problemas da democracia, e que por falta de resposta do PS já levou este partido a perder 2 vezes a Câmaras de Lisboa, quando tinha 2 bons candidatos para reeleger.