Vinagrete 23.06.13 – Populismos

A última sondagem do EXPRESSO mostrou-me que eu não sou populista, nem penso totalmente como a maioria dos inquiridos. O mais preocupante é que a maioria dos inquiridos responde como se fosse realmente populista, e se vai votar assim, ainda corremos o risco de ter Montenegro em PM, mesmo que não tenha ideias para resultados tão bons. Começamos é a perceber porque ele se comporta como se comporta, e que Medina apesar de um governo aceitável da cidade (ou João Soares, nas eleições que perdeu) tenha visto a CML escapar-lhe. Já se viu que não basta um governo bom para vencer eleições.

            Eu, por exemplo, sou favorável a impostos altos, mas apenas para as políticas sociais (como o SNS ou a escola pública, desejavelmente com outros professores), como têm os países ricos – nunca para pagar ao pessoal dos partidos, nos gabinetes ministeriais. Agora, também considero a riqueza mal distribuída, também gostava que houvesse melhor combate à corrupção e à criminalidade em geral, e a situação da habitação parece-me igualmente má.

            Mas não seria tão lesto a achar mal todas as situações que podem ser consideradas más, nem preferiria a Polícia e a gente das Juntas autárquicas a outros políticos. Embora reconheça que não tem havido suficiente cuidado na escolha de políticos com mais responsabilidades.

Deixe um comentário