Montenegro funciona mais como um seguro do PS, do que como alternativa, como mostram todas as sondagens. E não se trata apenas de eu preferir outro estilo. Parece-me uma análise distanciada, e fortalecida pelas sondagens.
Montenegro só me faz lembrar Constâncio contra Cavaco. Não acho que vá lá, e devia dar oportunidade ao PSD de consolidar uma alternativa, até às eleições. No PSD, quem não apreciava Rio, não se atreve a dizer mal dele, pelo que a situação se mantém.
Passos, o último a levar o PSD ao Governo, e por isso mesmo com apoios, também não me parece que vá lá. Embora ache todos preferíveis a Montenegro.
Se alguém quiser avançar contra Montenegro, com algumas hipóteses de sucesso, terá meu pouco valioso apoio. Se não, continuaremos com a única oposição ao Governo relativamente eficaz, a do PR, limitado pelas obrigações do cargo.
Afinal não haverá nada, nada, nada, que o Governo faça benzinho, e que possa levar Montenegro a descansar um nadinha da sua disparatada hiperoposição. O pior é esta gente achar que depois a sua equipa fará tudo bem, e não saber ser crítico.