
Morte de Maomé, Wikipédia
632 O profeta Maomé morreu há 1488 anos, em Medina, deixando uma religião muito dividida e problemática.
1859 Foi criado há 161 anos o Curso Superior de Letras, em Lisboa, por D. Pedro V (1837-61, a reinar desde 53), incluído depois da Faculdade de Letras (1911).
1874 Eça de Queiroz (1845-1900) foi nomeado há 146 anos adido da Direcção dos Negócios Estrangeiros do Governo da Coroa – quando era ainda apenas conhecido como grande folhetinista, filho ilegítimo de um influente magistrado (que julgou e absolveu Camilo de Castelo Branco pelo então crime de adultério).
1887 Herman Hollerith (1860-1929), empresário americano, fundador da IBM e precursor no processamento de dados, recebeu a patente da sua calculadora a cartões perfurados (usada nos primeiros computadores) há 131 anos.
1940 O Portugal dos Pequeninos, parque temático de Coimbra concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspectos da cultura e do património português, iniciativa do médico Bissaya Barreto (amigo de Salazar e distinto maçon), com projeto do arquiteto modernista Cassiano Branco, foi inaugurado há 80 anos.
1953 Estreou há 67 anos a ópera Gloriana, do compositor britânico Benjamin Britten (1913-76), nos festejos de coroação de Isabel II de Inglaterra.

Comício de Humberto Delgado em 58, RTP
1958 Humberto Delgado (1906-65), candidato da Oposição Democrática, foi dado como vencido nas presidenciais que então tiveram lugar, culminando a maciça fraude eleitoral do Regime salazarista.
2016 O Parlamento Europeu deu luz verde há 4 anos à criação de uma comissão de investigação sobre os papéis do Panamá.
2019 O Parlamento da Nicarágua aprovou há um ano uma Lei de Amnistia para quem participou nos sucessos de Abril de 2018.