Efemérides de 14 de Novembro

Mobi-Dick, Amazon

1851 Foi lançado pela 1ª vez em Londres há 168 anos o romance do escritor americano Hermann Melville (1819-81) Moby Dick, hoje tido como um dos maiores clássicos da Literatura Ocidental.

1890 Teve lugar há 129 anos a assinatura do acordo anglo-português sobre o Zambeze, garantindo aos ingleses o controlo da região, e que constituiu uma verdadeira cedência ao Ultimato Britânico.

1922 Começou há 97 anos o serviço de rádio da britânica BBC, inicialmente de forma irregular, uma das mais prestigiadas estações do mundo, apesar de ser estatal, que iniciou em 36 as emissões de TV.

2003 Deu-se há 16 anos um ataque deliberado a jornalistas portugueses no Iraque, na estrada para Bassorá, tendo um deles sido raptado e exigido inicialmente um avultado resgate, e outra operada de emergência a uma perna.

2005 Foi anunciada pelo Ministério da Saúde (primórdios do Executivo de José Sócrates) há 13 anos a distribuição gratuita da “pílula do dia seguinte” nos centros de saúde e nos hospitais nacionais.

2006 A África do Sul tornou-se há 13 anos o primeiro país africano a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, depois de uma proposta nesse sentido ter sido aprovada no Parlamento.

2008 A Euro zona entrou há 11 anos em recessão, depois de cair o seu PIB 0,2% no terceiro trimestre do ano.

2009 Um tribunal de Buenos Aires abriu há 10 anos caminho aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na capital argentina, ao autorizar a primeira aliança entre 2 homens na América Latina, a maior região – Portugal seria o 8º País do Mundo a aprovar o casamento homossexual em Janeiro do ano seguinte, sob o 1º Governo de Sócrates (a Holanda foi o 1º na Europa, em 2001).

Fórum Macau, Jornal Económico

2010 O anúncio da criação de um fundo de mil milhões de dólares (730 milhões de euros) para desenvolver as relações entre a China e os países lusófonos figurou há 9 anos como a principal novidade da III Conferência Ministerial do Fórum Macau.

2012 Realizou-se há 7 anos uma greve geral promovida pela CGTP em protesto contra o agravamento das políticas de austeridade e em defesa de políticas alternativas que favorecessem o crescimento económico.

2016 Um grupo de investigadores de diversos países do mundo, coordenados pelo Alfred-Wegener-Institut de Bremerhaven (Norte da Alemanha) empreendeu há 3 anos uma expedição ao Ártico à procura das capas de gelo mais antigas da terra.

2017 Um soldado da Coreia do Norte conseguiu desertar há 2 anos para o Sul, após ser ferido por disparos do exército norte-coreano enquanto cruzava a zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

2018 Astrónomos de todo el mundo descobriram há 1 ano o segundo exoplaneta mais perto da Terra, com 3,2 vezes o tamanho do nosso planeta, que orbita a estrela Barnard.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s