Efemérides de 19 de Agosto

Templo a Vénus, no Monte Esquilino, Roma, Wikipédia

293 a.C. O mais antigo templo romano dedicado a Vénus (deusa romana equivalente à grega Afrodite) foi fundado 2312 anos no monte Esquilino, o que demonstra a importância do seu culto na época.

1692 Julgamento das Bruxas de Salém, provocado pela superstição e pela credulidade que levaram, na América do Norte, aos últimos julgamentos por bruxaria na pequena povoação do mesmo nome, no Massachusetts, numa noite de outubro de há 324 anos, em que cinco mulheres e um clérigo foram executados, devendo-se tudo ao pavor inspirado por práticas vudus de escravos negros.

1859 Foi estabelecido o Tribunal de Contas há 160 anos, no reinado de D. Pedro V (1837-61, 1 reinar desde 1853, filho mais velho de D. Maria II e Fernando Saxa-Coburgo, que foi regente eté à maioridade do Príncipe, prematuramente desaparecido, e sucedido pelo seu irmão D. Luís, 1838-89).

1934 Após a morte do presidente alemão Hidenburgo, no anterior dia 2, Hitler atribui a si mesmo os poderes adicionais da Chefia do Estado e autodesigna-se Fuhrer, na escalada nazi que levou à II Guerra Mundial.

1948 Na campanha do general Norton de Matos (1867-1955) à Presidência da República Portuguesa, como candidato da Oposição Democrática, a Polícia cercou a sua casa e prendeu os participantes numa reunião.

1965 O tribunal de Frankfurt condenou há 54 anos a prisão perpétua seis antigos oficiais nazis do campo de concentração de Auschwitz.

1981 Dois aviões de combate norte-americanos derrubam aviões líbios no Golfo de Sidra, num ataque de resposta ao atentado à bomba a uma discoteca de Berlim Ocidental, no mês de abril anterior, ordenado pelo quase estreante Presidente Reagan, tornando Khadafi muito mais maleável pelo medo, e acabando com o seu apoio mais declarado ao terrorismo internacional.

Gorbatchov e Ieltsin, Globo

1991 Tentativa de golpe de Estado na URSS, contra Mikhail Gorbachov (n.1931), pelos comunistas da “linha dura”, que o detiveram na casa de férias na Crimeia, na véspera da assinatura do Tratado da União, sendo Boris Ieltsine (1931-2007, Presidente entre 1991-99) líder da resistência.

2003 Ataque à ONU em Bagdad, há 13 anos, num atentado suicida com um camião armadilhado, que fez 23 mortos, entre os quais o representante do secretário geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e mais de cem pessoas ficaram feridas.

2004 Melo Antunes (1933-99), nome chave da revolução de abril de 1974 e membro do sector moderado do MFA, foi há 15 anos promovido a coronel, a título póstumo.

2010 A última brigada de combate norte-americana retirou-se do Iraque há 9 anos, quase sete e meio após a invasão do país para derrubar Saddam Hussein e 2 semanas antes do previsto, numa guerra inconscientemente iniciada por Bush filho (como apoios na Europa, de Blair, Aznar e Barroso).

2015 Os ministros das Finanças da zona euro deram há 4 anos luz verde ao empréstimo do terceiro resgate à Grécia, de até 86 mil milhões de euros a três anos.

2018 O sérvio Novak Djokovic tornou-se há 2 anos no primeiro tenista a conquistar os nove torneios da categoria Masters 1000, ao vencer o suíço Roger Federer na final de Cincinnati.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s