Tenho dado por mim a pensar que talvez o famíliagate seja o motivo dos melhores governos. Na verdade, não antipatizo com Trump, por ele ter os familiares mais próximos em funções do Estado e trabalharem com ele, mas simplesmente por me parecer que governa mal, independentemente de com quem..

Cavaco com Leonor Beleza, no dia do enterro de Miguel Beleza, Caras
Cavaco já se viu que disparatou, contra este Executivo, por esse motivo. Não tenho a certeza de qual terá sido o Governo mais exagerado neste aspecto. Lembro-me que Cavaco teve por exemplo a família Beleza a trabalhar em peso com ele: a ministra Leonor tinha a mãe no Ministério, com funções altíssimas, e um irmão no Gabinete que só lhe daria problemas. O já falecido e saudoso ministro Miguel Beleza, irmão de Leonor, terá sido um óptimo membro do Governo. Parece que menos boas, mas ainda assim aproveitando os empregos que o Poder proporciona, estiveram quase todas as mulheres dos seus ministros. E o seu Executivo não foi realmente mau, antes pelo contrário.
Será pelas mesmas razões que o de António Costa é tão melhor do que o anterior?
Ao menos li Vasco Pulido Valente a dizer que tinha tido uma cunhada a trabalhar consigo, quando esteve num Governo AD, por lhe dar garantias que não sentia noutras pessoas. Só pode ser isso. Eu não tenho sobre o assunto uma posição demasiado definida (até ouvi um programa na telefonia sobre a matéria em que as posições eram mais sobre o actual Executivo), mas também suponho que gostaria de ter a trabalhar comigo alguém muito próximo. Tive um convite para o gabinete de um ministro de Barroso feito por um primo meu, que preferi não aceitar por outros motivos.
E porque é que legislar sobre isso é assim tão mau? Raparei que, de início, houve pessoas a defender atitudes distintas com argumentos fortes (por exemplo: para quê legislar sobre o que é sensato?). Mas reparo que depois da intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa, e depois de sabermos que democracias mais avançadas legislaram mesmo sobre a matéria, as posições parecem mais partidárias. E é preciso ter em conta uma advertência do Presidente: proibir tudo só serve para depois permitir tudo.
É que se uma Oposição só tem isso para criticar, significa achar que o Executivo está a funcionar muito bem.