
Aclamação de D. João IV, Wikipédia
1640 D. João IV (1604-56) foi aclamado rei de Portugal há 378 anos, depois da restauração contra o domínio dos espanhóis, quando Filipe IV de Espanha e III de Portugal quis transformar a União Real numa anexação, na sequência da restauração do 1º de Dezembro anterior..
1791 Foram ratificadas há 227 anos as 10 primeiras emendas à Constituição dos EUA, The Bill of Rights, que consagram, entre outras, a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e associação, e os direitos dos cidadãos perante a Justiça.
1890 Sitting Bull (n.1831), que quer dizer ‘Toiro Sentado’, chefe índio dos Sioux, um dos mais célebres opositores indígenas do general americano Custer (1839-76), ao qual venceu, e que chegou a fazer parte do circo de Buffalo Bill (1846-1917), foi morto há 127 anos no Dakota do Sul por forças militares.
1896 O mais famoso escritor brasileiro novecentista, Machado de Assis (1839-1908), foi proclamado há 122 anos 1° presidente da Academia Brasileira de Letras – que viria a ser criada em Junho seguinte.
1926 Foi fundada há 92 anos em Lisboa a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, que teve uma importante central de comunicações (hoje ultrapassada e devoluta) em Vendas Novas.
1939 Estreou-se há 79 anos o filme E Tudo o Vento Levou, do realizador Victor Fleming (1889-1949), em Atalanta, EUA – baseado num romance histórico de Margaret Mitchell (1900-49), sobre a Guerra Norte-Sul (1861-65).
1955 Foi constituída há 62 anos, por iniciativa do Governo de Salazar e com grande empenho de Marcello Caetano, a RTP, Radiotelevisão Portuguesa, SARL, com o capital social de 60 mil contos – vindo a ter emissões regulares menos de 2 anos depois.
1964 Foi lançado há 53 anos o primeiro satélite italiano, San Marco 1, que foi também o primeiro fora dos EUA ou dos soviéticos, e iniciava o programa espacial de Itália (que prosseguiria com mais 4 do mesmo programa).

Estaleiro Naval de Asry
1977 Foi inaugurado há 41 anos, no Bahrein, o estaleiro naval Asry, com tecnologia e equipamento portugueses.
1987 Começou há 31 anos, no Tribunal da Marinha Grande, o julgamento do bancário Vítor Jorge (n.1944), autor confesso de sete homicídios, incluindo a mulher e a filha (massacre da Praia do Osso, perpetrado em Março anterior), pelo qual foi condenado a 20 anos de prisão, dos quais cumpriria 14 (beneficiando de amnistias).
1995 Foi emitido há 23 anos o acórdão Bosman, pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, que estabelece como contrárias à legislação comunitária as regras sobre o número limitado de jogadores estrangeiros em equipas de futebol.
2004 Foi firmado há 14 anos o Acordo aduaneiro entre a Turquia (no seu período mais democrático) e a União Europeia, deixando implícito o reconhecimento do Chipre por aquela.
2012 O primeiro dia do referendo à Constituição egípcia, apoiada pelos islamitas, decorreu há 6 anos num ambiente de tensão, após semanas de manifestações que por vezes degeneraram em confrontos mortíferos entre apoiantes e opositores do Presidente Morsi (n.1951, em funções por eleição entre 2011-12, ano da sua saída por causa de golpe de Estado militar).
2014 A polícia desmantelou há 4 anos o derradeiro acampamento dos manifestantes pró-democracia, em Causeway Bay, Hong Kong, fazendo 17 detidos.
2016 Um médico de família de um centro de saúde em Santa Maria da Feira foi acusado há 2 anos pelo Ministério Público de 5 crimes de devassa da vida privada e 5 de gravação ilícita, por filmar mulheres em consulta.