Vinagrete 18.10.03 – Sociedade e TICÃO

Tenho para mim que a Sociedade, como eu próprio, não compreende aquele chamado TICÃO (ou Tribunal Central de Instrução Criminal), que instrói por acaso os processos mais sonoros: com Sócrates, Salgado, etc.

Juízes do TICÃO, Expresso

Como é possível entender que actuem bem 2 juízes tão opostos e preocupados em fazerem valer as suas opiniões e preconceitos: Carlos Alexandre e Ivo Rosa. Um sempre pronto a dar razão ao Ministério Público, o outro contra essa instituição e aparentemente a favor dos criminosos (não quero dizer com isto que ache bem a posição de Carlos Alexandre, quase sempre contra os acusados, muitas vezes injustamente).

Já vi que muita gente deplorou que Ivo Rosa fosse ‘sorteado’ para o Caso Marquês, por entender ser necessário pôr no lugar alguns poderosos (como Sócrates, Salgado ou Vara). Tenho para mim que o importante não é combater poderosos, que podem nem ser criminosos, mas os que atropelam a Lei, sejam ou não poderosos..

Veio Marques Mendes, com quem estou quase sempre de acordo, dizer à TV que são ambos excelentes juízes, e os 2 tomam decisões segundo a Lei. Nem acredito muito nisso, ou então o MP, que tantos recursos apresenta contra Ivo Rosa, faria mal, e estaria a defender mal o Estado.

De resto, que Lei é essa, que permite ter 2 magistrados tão opostos a actuarem bem? Enfim, suponho tratar-se do enorme respeitinho que os advogados têm em princípio pelos juízes.

Não quero com isto dizer que prefira Carlos Alexandre a Ivo Rosa. Eu preferia era não ter nenhum dos 2 à minha frente, e menos ainda no TICÃO.

Deixe um comentário