Efemérides de 2 de Outubro

Saladino em Jerusalem, InfoEscola

1187 A cidade de Jerusalém foi conquistada pelos muçulmanos comandados por Saladino, há 831 anos, pondo fim a 88 de ocupação cristã cujo reino ali instituído sofria as maiores divisões e disputas internas.

1789 Foi votada há 229 anos pela Assembleia Constituinte de França a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um dos documentos fundamentais da Revolução Francesa, inspirado na americana, e que viria a ser a base de toda a filosofia política ocidental.

1928 Foi fundada há 90 anos a Opus Dei por José Maria Escrivá, durante um retiro que fazia em Madrid, vindo a alargá-la às mulheres em Fevereiro de 1930, e a criar a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz (só com padres da Obra) em 1943.

1944 Na II Guerra Mundial, há 74 anos, as forças nazis de ocupação dominaram o levantamento de dois meses dos judeus, em Varsóvia, matando 250 mil pessoas.

Os Peanuts, RTP

1950 Os Peanuts, Banda desenhada do cartoonista americano Charles Schultz (1922-2000), surgiram pela primeira vez há 67 anos em sete jornais norte-americanos, tornando-se logo universalmente míticos, e durando até à morte do seu criador.

2002 Entregou-se ao FBI há 16 anos o ex-diretor financeiro da companhia energética norte-americana Enron, uma das maiores financiadoras da campanha de George W. Bush, suspeita de uma falência fraudulenta que teve efeitos nefastos em toda a economia internacional.

2004 A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciou há 14 anos a comercialização de apostas no Euromilhões, jogo europeu de lotaria lançado em Fevereiro anterior em Paris por 7 Estados.

2007 ASAE encerrou há 11 anos as cozinhas dos Hospitais de Santa Maria e D. Estefânia devido à falta de condições higieno-sanitárias.

2015 A Autoridade da Concorrência aprovou há 3 anos a venda de 61% do capital da TAP ao consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, considerando que o negócio não criaava entraves significativos à concorrência (negócio que veio e ser reduzido para 50% com o novo Governo).

2016 – Os eleitores colombianos rejeitaram há 2 anos, em referendo, o acordo de paz do seu Governo com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

2017 Teve lugar há 1 ano o maior ataque a tiros dos EUA, num festival de música country em Las Vegas, nos EUA, em que o atacante se matou, não havendo evidências de envolvimento terrorista internacional (apenas a comprovação dos disparates armamentísticos de Trump), apesar da reivindicação forçada do Estado islâmico.

Deixe um comentário