Dei comigo satisfeito por ler uma coluna de opinião, num grande jornal de referência (e portanto, insuspeito nisto), a lembrar que também há racismo e esclavagismo negros. Não devem ser só os brancos a penitenciarem-se por tão graves crimes.

Pretos escravizados por pretos em África, Medium
E de facto, parece ser essa a verdade. Não vale a pena recuar a tempos imemoriais, ou bíblicos, quando era normal submeter à escravatura qualquer povo vencido, independentemente da sua raça (ao menos, era uma coisa mais democrática).
Só nos tempos mais recentes, é certo que foram sobretudo os brancos a encarregarem-se do grande tráfico de escravos. E que foram também eles, no seu afã de negócio alarve, que disseminaram o problema pelo mundo.
Mas os traficantes esclavagistas brancos forneciam-se junto de tribos negras, que lhes entregavam os rivais escravizados. E quanto a racismo, estamos conversados: conhecemo-lo por igual entre brancos e negros, talvez nos estractos sociais menos cultos e mais socialmente baixos de cada raça. Claro que não imaginamos Mandela ou Kennedy a serem racistas.