Vinagrete 18.05.02 – Proibido proibir

Maio de 68, YouTube

O Maio de 68, apesar de ser levado à prática por uns meninós bem instalados na vida, à revelia dos trabalhadores, acabou por ter uma grande influência nas nossas vidas. Não só nos deixou no ouvido grandes slogans como o do ‘é proibido proibir’, como deu um grande alento à posição das mulheres ocidentais (que passaram a poder ter contas bancárias e a moveram-se na vida muito mais à vontade), e aos costumes em geral (tornando-os muito menos formais).

Segundo uns, os 50 anos só devem ser comemorados amanhã, com o levantamento das barricadas de Paris em 3 de Maio de 1968. Segundo outros, deve ser comemorado a partir de hoje, por causa da ocupação da Universidade de Paris-Nanterre em 2 de Maio de 68. Uma coisa parece certa: a encerrar o mês esteve o discurso vitorioso de De Gaulle – que no entanto se afastaria no ano seguinte.

E li hoje um articulista a lembrar que foi aqui a última grande aparição dos anarquistas não violentos – porque o seu liberalismo de esquerda os levou a estarem tanto contra a direita como contra o stalinismo de uma certa esquerda iluminada por Moscovo. E no entanto, a direita liberal nunca esteve tão de moda. Coisas.

Deixe um comentário