Vinagrete 18.03.14 – Detalhes académicos

FBD, conexaolusofona.org

Toda a gente dá por seguro que as denúncias feitas contra Feliciano Barreiras Duarte, por causa do seu currículo académico, partiram de gente dentro do PSD, que apoiava Passos e está contra Rui Rio. O Ministério Público, na ânsia de se substituir à política, resolveu intrometer-se em mais esta questão, seguindo alguns maus exemplos estrangeiros de subdesenvolvimento civilizacional. Rio até se deu ao gosto deu ao gosto de contar como tem sido perseguido pela ‘Justiça’, quer desde que se candidatou à liderança do PSD, quer quando esteve na Câmara do Porto, sendo deixado em paz nas alturas em que não aparece em órgãos de poder.

Também suponho ter já dito que Barreiras Duarte ao menos tem boa e sólida formação académica, ao contrário de pessoas menos capazes com quem tem sido comparado: Passos Coelho (formado aos 37 anos numa escola muito menos cotada do que a de Feliciano), José Sócrates (que apenas terá feito limpamente o curso de engenheiro técnico, o que já é alguma coisa) e Miguel Relvas (cuja formação me dispenso de comentar).

Cavaco na Figueira, Sapo 24

Num certo sentido, embora me pareça injusta pelo que atrás disse, acho divertida a situação em que se encontra Feliciano Barreiras Duarte, por causa de uma Universidade Americana. É que as Universidades dos EUA são consideradas o máximo por uma certa parte do indiginato nacional menos preparada. Não esqueço o comentário negativo que sobre elas fez o académico francês anglo e americanizado, George Steiner, quando lembrou que as maiores figuras americanas estudaram em Universidades Europeias (a começar por Einstein, Hayek, Bloom ou Keynes).

Entretanto, tenho também de comentar com alguma admiração o facto de Rui Rio continuar a cumprir o seu programa, sem pressas nem cedências a comentadores. Faz-me lembrar alguns sucessos políticos relativamente recentes, a começar por um antecessor no seu partido, que talvez tenha sido quem o marcou mais e durante mais tempo.

Deixe um comentário