Efemérides de 20 de Fevereiro

Dia Mundial da Justiça Social: data criada em 2007 pela ONU e começada a celebrar em 2009, tendo como finalidade combater as desigualdades no mundo.

Dia do Animal de Estimação: a proposta vem da América e propõe que hoje mime o seu animal de estimação e se lhe mostre o quanto nos importamos com ele, podendo em breve levá-lo por cá a restaurantes que o eceitem.

1756 Na política de industrialização do marquês de Pombal,chefe dos governos de D. José, foram concedidos há 262 anos privilégios a criadores de bichos-da-seda, política acompanhada da plantação de amoreiras, para se limitar a importação do tecido e promover a produção.

1878 O cientista português Adriano de Paiva Brandão (1847-1907), professor da Academia do Porto, publicou há 140 anos um artigo sobre a telescopia, na base da transmissão de imagem à distância.

1891 O Governo do general liberal João Crisóstomo (1811-95, chefe do Executivo entre 1890-92) limitou há 127 anos a liberdade de reunião e de associação, em nome da manutenção da “paz social”.

1909 No diário conservador parisiense Le Fígaro foi publicado há 109 anos o Manifesto do Futurismo, do escritor e ideólogo fascista italiano Filippo Tomaso Marinetti, ponto de partida do movimento estético.

1952 Realizou-se há 66 anos, em Lisboa, a IX sessão do Conselho do Pacto do Atlântico, que debateu a nova Ordem Internacional e a ‘Guerra Fria’ então instalada.

1975 Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Melo Antunes, Pereira Pinto, Almada Contreiras, Costa Martins e Vasco Lourenço apresentaram há 42 anos, em pleno gonçalvismo, o projeto de institucionalização do MFA.

A Rés Pública

1983 Francisco Lucas Pires (1944-98), com apenas 39 anos, foi eleito inesperadamente há 35 presidente da comissão política do CDS, sucedendo a Freitas do Amaral contra o ‘oficial’ Luís Barbosa.

1988 A agência noticiosa norte-americana UPI foi vendida há 30 anos ao grupo World News Wire.

1993 Tiveram início há 25 anos as emissões regulares da TVI/Canal 4, segundo canal privado de televisão em Portugal, dado à Igreja, que viria a vendê-lo por não o conseguir rentabilizar (estando hoje o proprietário espanhol, Prisa-El País, a querer vendê-lo à Altice).

2008 A actriz Maria de Medeiros foi nomeada há 10 anos “Artista UNESCO para a Paz” e seria a primeira portuguesa a alcançar tal distinção

2014 A cimeira extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa recomendou há 4 anos, em Maputo, a polémica e estranha adesão da nada democrática nem de fala portuguesa Guiné Equatorial à organização.

2015 Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e “Os Verdes” decidiram há 3 anos, por unanimidade, conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio.

2017 Uma equipa de cientistas afirmou há 1 ano ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos “beijos” dos orangotangos.

Deixe um comentário