É interessante ver que a Justiça espanhola, normalmente lenta, e muito dominada pelo Governo, tem sido demasiado expedita em criminalizar os políticos catalães.

Justiça, ofjus.net
Tem sido mais expedita e determinada em criminalizar políticos catalães, como alguém lembrava recentemente, do que em combater a criminalidade verdadeira – como é o caso da comprovada corrupção no PP, ou os casos sabidos de ladroagem na Família Real espanhola – desde muito antes deste caso da Infanta Cristina e do marido.
Sim, eu sei, simpatizo com os autonomistas catalães, nunca entendi que o PP tivesse criado este imbróglio todo ao deitar para o lixo uma autonomia a funcionar bem com argumentos jurídicos, aproveitando para isso a influência que tem no Tribunal Constitucional. Nunca estive de acordo com os que preferem o terrorismo que se pode combater com apoios gerais, do que a evolução política autonómica ou até independentista, mais difícil de combater por ser só política e sempre pacífica (coisa que Castela sempre detestou em Espanha: o pacifismo que põe às claras a sua inferioridade cultural e intelectual).
Que saudades dos iberistas periféricos e anticastelhanos!