Efemérides de 20 de Outubro

– Dia Mundial do Combate ao Bullying: alerta internacional,com natural impacto interno, com o compromisso da UNICEF, para o problema do bullying com que muitos jovens vivem.

– 1097 Cruzados chegaram há 1080 anos à antiga Antioquia (fundada no Séc. IV a.C.), na actual Turquia, na Primeira Cruzada (proclamada em 1095 por Urbano II, em resposta a um apelo do Imperador bizantino Aleixo I, e que se dividiu em diversos movimentos, populares e aristocráticos).

1905 A greve geral na Rússia, há 112 anos, foi um movimento espontâneo, antigovernamental, que se espalhou por todo o Império, aparentemente sem liderança, controlo ou objetivos muito precisos, sendo geralmente considerada o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917.

1910 O então núncio apostólico, Júlio Tronti, abandonou Lisboa há 107 anos, na sequência da Revolução republicana dominada pelo radicalismo da Carbonária, ficando a substituí-lo, como encarregado de Negócios, Bento Aloisi Massela, num ambiente anticlerical em que 2 dias antes foram abolidos todos os juramentos com carácter religioso e 2 dias depois seria “suprimido o ensino da Doutrina Cristã nas Escolas Primárias”.

1947 O Comité das Atividades Antiamericanas (1938-75), presidido pelo senador Josef MaCarthy (1908-57), iniciou as audições sobre o alegado “perigo comunista” de Hollywood, começando há 70 anos a chamada “caça às bruxas”.

1959 A RTP tornou-se há 58 anos, 2 depois de fundada, membro da União Europeia da Radiodifusão (criada em 1950 e detentora dos Festivais da Eurovisão).

2011 Na chamada Primavera Árabe, após 2 meses de cerco à cidade, os rebeldes tomaram há 5 anos Sirte, e capturaram Muammar Kadhafi (n.1942), que imediatamente mataram ali, na sua terra natal.

2016 O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão condenou há 1 ano a Associação Nacional de Farmácias e três das farmácias do grupo ao pagamento de uma multa de quase 7 milhões de euros, baixando em cerca de 3,5 milhões, as coimas aplicadas antes (Dezembro de 2015) pela Autoridade da Concorrência, que tinham já sido reduzidas pelo Tribunal da Relação de Lisboa – resultado de uma queixa de uma multinacional farmacêutica de 2009.

Deixe um comentário