Efemérides de 15 de Setembro

Dia Internacional da Democracia: lançado pela ONU em 2007, reflectindo um dos vetores essenciais da Organização.

Dia do Serviço Nacional de Saúde: assinalado em Portugal no mesmo dia em que foi lançado pelo ministro António Arnaut (n.1936, Governo de Mário Soares), em 1979, pela Lei 56/79 – o qual ficou agora de apresentar proposta para solucionar reivindicações dos enfermeiros sobre carreiras..

Dia Europeu das Doenças da Próstata: primeiro cancro em mortes, e maior causa de morte de homens (1800 por ano só em Portugal), devendo haver vigilância apertada a partir dos 40-50 anos de idade.

Dia Mundial dos Cavaleiros: a dever ser substituído pelo dia mundial dos automobilistas.

1821 Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua declararam-se independentes da Espanha há 196 anos, uns para se integrarem no Império Americano do México, outros para reafirmarem a autonomia da América Central, que assim vingou, e em separado.

1928 O cientista e médico britânico Alexander Fleming (1881-1955) anunciou há 89 anos a descoberta da penicilina, o que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina em 1945, e permitiu iniciar uma luta muito mais vitoriosa contra as infecções graves.

1935 Os nazis, já no poder na Alemanha, sob a direcção de Hitler (1889-1945), decidiram há 82 anos a aplicação das Leis de Nuremberga que excluem definitivamente os judeus dos direitos de cidadania.

1949 O democrata-cristão Konrad Adenauer (1876-1967), considerado um dos arquitectos da economia de mercado, foi eleito há 68 anos o primeiro chanceler da Alemanha Federal (esteve no cargo até 63), após a II Guerra Mundial, sendo ainda hoje considerado o chanceler mais marcante do País.

1963 Um ataque do Ku Klux Klan união (de movimentos da supremacia branca criados depois da Guerra Civil americana) a uma Igreja Batista, em Birmingham, no Alabama (Sul dos EUA), causou a morte a seis crianças, há 54 anos, apressando a revolta nacional contra o racismo – contra a qual surge agora Trump.

1971 Primeira ação do Greenpeace, há 46 anos, em que 12 voluntários canadianos içaram uma bandeira com o símbolo da paz e partiram de Vancouver num velho barco de pesca, o Phyllis Cormack, com o objetivo de impedir um teste nuclear do Governo norte-americano em Amchitka, ilha ao largo do Alasca.

1998 O domínio Google.com foi registado há 19 anos, tornando-se um ‘study case’ de rapidíssimo sucesso mundial e longevidade cibernética.

1999 O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público português entrou em funções há 18 anos, com promessas de enorme sucesso para os grandes crimes de colarinho branco em que havia maiores dificuldades de investigação, mas tornando-se rapidamente uma desilusão geral.

2005 Assembleia da República, sob mandato governamental de Sócrates aprovou há 11 anos o fim de privilégios de titulares dos cargos políticos – que os tribunais têm contrariado o mais que podem.

2008 A Lehman Brothers, um dos gigantes da banca de investimento mundial, declarou falência há 9 anos, causando uma queda em todos os mercados financeiros, e assinalando uma crise no sistema financeiro global, para a qual ainda não se encontrou saída.

2011 O governo português, chefiado por Passos Coelho (n.1964, em funções entre 2011-15), anunciou há 6 anos a criação da Direção Geral do Património Cultural, que integra os institutos dos museus, património arquitectónico e arqueológico, bem como a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.

2015 A Coreia do Norte anunciou há 2 anos ter começado a operar o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutónio do regime de Kim Jong-un para abastecer o seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, com que tem apoquentado o mundo, até esta mesma madrugada portuguesa.

Deixe um comentário